Criadores da raça holandesa já podem fazer inscrições para a 48ª Expointer

Mesmo com secas e enchentes recorrentes no Rio Grande do Sul, presidente da Gadolando aposta em animais de qualidade na feira de Esteio.

Já está aberto o período de inscrições para os criadores e produtores da raça holandesa participarem dos concursos leiteiro e morfológico na 48ª Expointer, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O prazo de inscrições termina em 28 de julho. Mais informações podem ser obtidas no site da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).

O presidente da Gadolando, Marcos Tang, ressalta tratar-se de uma exposição oficial, homologada e ranqueada e que faz parte do circuito Exceleite, além de participar do ranking nacional da raça holandesa. “Portanto, trata-se de uma exposição completa, com todos os requisitos técnicos e científicos para pontuar e que serão acrescentados ao pedigree destes animais”, pondera.

DATAGRO: Trump anuncia tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil aos EUA

A Expointer 2025 será também a etapa de conclusão do circuito Exceleite, e que será marcada pela entrega de uma caminhonete ao representante da vaca Campeã Suprema, ou seja, o animal que obtiver mais pontos somando desempenho morfológico e do concurso leiteiro. Tang ressalta ainda que, além dos animais participantes do circuito Exceleite, haverá também a presença de outras vacas participantes de outros concursos e que mostrarão também o trabalho de qualidade feito dentro da porteira com muita dedicação e sempre incorporando novas tecnologias no sentido de melhorar cada vez mais a genética. “E isso tem se visto a cada ano, a cada exposição, seja em Esteio, seja nos demais municípios do interior gaúcho”, enfatiza. Neste sentido, está prevista também uma premiação para destaques na produção de sólidos de leite.

Por fim, o presidente da Gadolando destaca que, apesar de o Rio Grande do Sul ter sido o epicentro de condições climáticas desfavoráveis nos últimos anos, com secas e enchentes recorrentes e com consequente dificuldade para os produtores honrarem dívidas que precisaram contrair para comprar alimentos para as vacas, “mesmo assim os produtores têm conseguido apresentar animais de qualidade nas feiras e na próxima Expointer não será diferente”, aposta Tang.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM