CSA: 10º Congresso de Sementes das Américas reúne representantes de 18 países em solo brasileiro

A APROSMAT, marca presença no evento, e nesta edição, aproveita a oportunidade para divulgar para o segmento de produção do continente americano.

Sob o tema “Promovendo o Negócio de Sementes nas Américas“ acontece até amanhã (01/10), o 10º Congresso de Sementes das Américas (CSA), em Foz do Iguaçu (PR). A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), marca presença no evento, e nesta edição, aproveita a oportunidade para divulgar para o segmento de produção do continente americano, a acreditação pela International Seed Testing Association (ISTA) de seu Laboratório de Análise de Sementes (LAS/APROSMAT), ocorrida este ano.

Durante os três dias de evento em seu estande, a APROSMAT apresentará aos participantes do congresso sua estrutura de suporte técnico e institucional disponibilizada aos seus associados, bem como a cadeia produtiva de sementes do Brasil, nestes 45 anos de existência da Associação. Porém a principal novidade trazida pela APROSMAT, para o 10º SCA foi a acreditação pela ISTA do seu Laboratório de Análise de Sementes alcançada em 2025, o que eleva o LAS da APROSMAT, que já um dos mais completos do Brasil em análises de sementes para um outro patamar, com seus laudos a partir deste credenciamento junto a ISTA, podendo serem reconhecidos em mais de 80 países.

Regularização fundiária ainda desafia o Paraná

Para o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a divulgação, no Congresso de Sementes das Américas, do credenciamento do Laboratório de Análise de Sementes da associação junto à ISTA representa um marco importante. Segundo ele, essa conquista demonstra aos principais players do setor nas Américas o elevado padrão do serviço oferecido pela APROSMAT. “Um dos avanços trazidos pela acreditação ISTA é a possibilidade de emitir o certificado laranja, documento reconhecido e aceito em qualquer país do mundo. Em um congresso que reúne as Américas, ao falarmos de comércio internacional de sementes, avaliamos que essa certificação atende diretamente ao nosso objetivo, oferecer ao setor a segurança de ter seus lotes respaldados por um resultado com selo ISTA”, destacou Croda.

O Congresso de Sementes das Américas é uma realização da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM). Para o seu presidente, Paulo Pinto de Oliveira Filho, o evento servirá como um ponto de encontro incomparável para líderes da indústria, pesquisadores, melhoristas de plantas, agentes do governo, estudantes e outras partes interessadas vitais no setor de sementes.

Ainda segundo Paulo Pinto, a conquista do credenciamento junto ao ISTA pela APROSMAT é um avanço para toda cadeia produtiva da semente do Brasil. “A APROSMAT vem investindo há muito tempo em seu laboratório de análise de sementes, e ser reconhecido hoje como referência pelo ISTA demonstra que está no caminho certo, com o que existe de melhor de tecnologia, com o que existe de melhor e inovação. E é isso que nós precisamos, a APROSMAT é a referência para nós nesse sentido, sempre apoiando, sempre trazendo coisas novas, sempre procurando fazer o melhor para o setor de sementes”, pontuou.

O responsável técnico pelo Laboratório de Análise de Sementes, Drº Suemar Alexandre Gonçalves Avelar, explicou os impactos dentro do LAS/APROSMA, durante todo o processo até a conquista do credenciamento da ISTA. “A acreditação pela ISTA envolveu uma série de melhorias no nosso sistema de gestão da qualidade, junto com a melhoria treinamento dos analistas, foco nos controles e na qualidade do resultado, e quando a gente conseguiu essa acreditação simbolizou para nossa equipe que nossos resultados estão de acordo com os melhores laboratórios ao redor do mundo. Então quer dizer que o nosso nível de qualidade das análises é equiparável aos melhores laboratórios internacionais, assegurando mais uma vez a qualidade das nossas análises e do nosso sistema de gestão”, finalizou.

CSA: 10º Congresso de Sementes das Américas reúne representantes de 18 países em solo brasileiro
Da esquerda para direita, diretores da Aprosmat: Adevair Santana, 1º secretário; Nelson Croda, presidente e Patrícia Brubetta, vice-presidente de grandes culturas; fotos: Cairo Lustoza

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM