
Instabilidades seguem ativas e provocam chuva forte em diversas regiões do país nesta quinta (2)
As condições de instabilidade permanecem sobre grande parte do Brasil nesta quinta-feira (2), segundo previsão do Climatempo. A combinação de um cavado em médios níveis da atmosfera com o excesso de umidade favorece a formação de nuvens carregadas, especialmente no Sul, onde há alerta para temporais e ventos intensos. Siga a leitura e acompanhe o Compre Rural, Aqui você encontra informação de qualidade para fortalecer o campo.
Sul: risco de tempestades e ventania
No Rio Grande do Sul, a instabilidade retorna em praticamente todo o estado. Missões, região central, noroeste, norte, vales e serra devem registrar pancadas de chuva moderadas a fortes, enquanto áreas do planalto e do noroeste ficam em atenção para temporais isolados. No litoral, as rajadas de vento variam entre 40 km/h e 50 km/h.
Em Santa Catarina e no Paraná, a chuva começa ainda pela manhã, intensificando-se no período da tarde. O Oeste catarinense e o Centro-Sul paranaense concentram o maior risco de temporais, acompanhados de raios e volumes elevados de precipitação. Capitais como Curitiba e Florianópolis podem ter chuva forte e persistente. Apenas o norte do Paraná segue com sol e calor intenso.
Sudeste: predomínio de calor e baixa umidade
Na maior parte da região Sudeste, o tempo segue firme. Porém, áreas do sul de São Paulo, Zona da Mata mineira, sul de Minas Gerais e parte do litoral do Espírito Santo podem registrar pancadas isoladas de chuva à tarde, com possibilidade de trovoadas. No interior de São Paulo e Minas, o destaque é o calor, combinado à baixa umidade do ar, que pode atingir níveis de alerta e até emergência.
Centro-Oeste: calor intenso e chuva localizada
As instabilidades se concentram no sul e oeste de Mato Grosso do Sul e no oeste e noroeste de Mato Grosso, com chance de pancadas fortes e temporais isolados. Já em Goiás e no Distrito Federal, o sol predomina, com temperaturas elevadas e ar seco durante a tarde.
Nordeste: chuva no litoral, sol no interior
Os ventos úmidos que sopram do mar mantêm a instabilidade em trechos do litoral, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Entre Maceió e Natal, há chance de chuva mais volumosa em alguns momentos. No interior, prevalece o tempo firme, com sol forte e ar seco.
Norte: temporais se espalham pela região
A quinta-feira começa com temporais em áreas do Amazonas, Rondônia e Acre, além do oeste do Pará e de Roraima. As pancadas podem ser intensas, mas de forma isolada. Em Amapá e Tocantins, predomina o tempo quente e seco.
Escrito por Compre Rural com dados do Climatempo.
VEJA MAIS:
- “É bobagem emprenhar novilha de 13 meses”, diz um dos maiores pecuaristas do Xingu
- Minerva consolida 20 aquisições em 20 anos e aproveita janela global da carne
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.