Demanda por fertilizantes permanece aquecida e pode levar Brasil a novo recorde de importações

O desempenho das importações neste ano reforça a resiliência da demanda interna mesmo em um ambiente de margens apertadas.

A demanda por fertilizantes segue firme no mercado brasileiro. Dados do relatório semanal da StoneX, empresa global de serviços financeiros, apontam que, entre janeiro e setembro, as importações nacionais dos principais fertilizantes somaram volumes aproximadamente 6% superiores aos registrados no mesmo período de 2024[1] . Mantido esse ritmo, o país poderá atingir um novo recorde anual de compras externas até dezembro.

Para o analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Tomás Pernías, o desempenho das importações neste ano reforça a resiliência da demanda interna mesmo em um ambiente de margens apertadas. “Apesar de um cenário marcado por relações de troca menos favoráveis e preços internacionais ainda elevados, o Brasil mantém um forte apetite por fertilizantes. Isso demonstra a força do mercado e uma mudança gradual no perfil dos produtos importados”, analisa.

Fertilizantes: celebrando o hoje e garantindo o alimento do amanhã

Segundo o analista, o avanço nas importações está relacionado, em parte, ao aumento da participação de fertilizantes com menor concentração de nutrientes, como NP, SAM e SSP. “Produtos menos concentrados exigem maiores quantias para suprir as necessidades nutricionais do mercado brasileiro, e isso ajuda a explicar o patamar mais alto das compras do Brasil no exterior”, complementa.

No mercado doméstico, as entregas acumuladas entre janeiro e julho apontam para uma alta de quase 11% em relação ao mesmo período de 2024, sinalizando uma demanda firme por parte dos consumidores finais. Assim como nas importações, a maior disponibilidade e uso de fertilizantes de menor concentração ajuda a sustentar esse avanço.

Contudo, o padrão sazonal do consumo brasileiro impõe cautela quanto à manutenção desse ritmo ao longo do último trimestre. “Historicamente, grande parte das compras ocorre antes do plantio da safra de verão. A partir de outubro, com os trabalhos de campo em andamento, o ímpeto de compra tende a diminuir. Assim, os resultados das importações e das entregas até o fim de 2025 dependerão das decisões comerciais que serão tomadas nos próximos três meses”, pondera Pernías.

Em resumo, se o padrão comprador se afastar da sazonalidade tipicamente observada nos anos anteriores, ainda é possível que mudanças ocorram até o final do ano.

[1] Apenas as importações de amônia, DAP, enxofre, KCl, MAP, NAM, NP, SAM, SSP, TSP e de ureia foram consideradas neste cálculo.

8º Seminário StoneX – Desafios e Oportunidades para os Mercados de Commodities

O cenário do mercado de fertilizantes será um dos temas do 8º Seminário StoneX – Desafios e Oportunidades para os Mercados de Commodities, no próximo dia 15 de outubro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Na ocasião, também será lançado o Relatório de Perspectivas para Commodities para o quarto trimestre, disponível para download gratuito.

Fonte: StoneX

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM