
Alberto Fraga, acusou Fávaro por esquema de cartel de frigoríficos para exportação de carne e, afirmou ainda, que convocará Fávaro para prestar esclarecimentos na Câmara Federal sobre os critérios utilizados na escolha dos frigoríficos.
O deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) denunciou um suposto cartel na escolha de frigoríficos brasileiros liberados para exportação de carne bovina. O esquema de “venda de concessão” seria comandado pelo ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro (PSD). O Mapa está transformando essa questão de exportação de carne bovina em um verdadeiro cartel, segundo o deputado.
“O que vou dizer aqui é um escândalo. É a comprovação que o nosso país é o país do toma-lá-dá-cá e que a corrupção está longe de acabar. O Mapa está transformando essa questão de exportação de carne bovina em um verdadeiro cartel”, disse o deputado na tribuna.
Conforme Fraga, havia uma lista de 21 frigoríficos habilitados para exportar carne para China, entretanto a lista aprovada por Fávaro tinha apenas 13 nomes, sendo cinco desses do grupo Minerva Foods, que comprou recentemente 16 plantas da Marfrig.
“Quem vai mandar no Brasil, em questão de carne bovina, continua sendo a JBS e a Minerva. Eles vão formando um cartel a olhos vistos, um monopólio que não pode existir. E eu quero saber do ministro qual foi o critério utilizado para escolher esses nomes que irão exportar carne para China. Isso não é normal, não é correto”, pontuou o parlamentar.
Ainda em discurso na tribuna, o deputado ressaltou que vários frigoríficos que estavam na lista investiram muito para serem habilitados para exportação e “de uma hora para outra surgiram alguns nomes fora da lista” e tomaram seus lugares.
“De repente aparece o Grupo Minerva com cinco nomes nessa lista. Isso é uma vergonha, um escárnio, para não dizer que é uma corrupção ou vão me dizer que a escolha desses nomes aqui foi por meritocracia? Não. Foi quem deu mais”, destacou
Fraga afirmou ainda que convocará Fávaro para prestar esclarecimentos na Câmara Federal sobre os critérios utilizados na escolha dos frigoríficos. Ele ressalta que caso essa situação permaneça, frigoríficos de médio porte fecharão.
“Eu espero que o senhor quando chegar aqui tenha uma explicação plausível. Vamos também convocar os donos de frigoríficos para saber o que está acontecendo […] A JBS e a Minerva estão monopolizando e comandando o país. Isso é um roubo, uma esculhambação e espero que o ministro tenha algo a falar a respeito disso”, concluiu.
Minístro Fávaro fez discurso contrário antes de definir a lista
Após a solicitação do governo chinês para que o Brasil encaminhe uma lista reduzida de frigoríficos a serem habilitados para exportação de proteína animal ao país, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu na última quinta-feira (24) com representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) para ouvi-los antes de tomar a decisão final sobre o número de plantas a compor a nova lista.
O ministro da Agricultura, comunicou que o governo da China pediu ao Brasil que envie uma lista reduzida de frigoríficos a serem habilitados para exportação de proteína animal ao país asiático, como forma de agilizar o processo de autorização.“Iremos seguir a ordem cronológica de início do processo das plantas que realizaram todos os procedimentos necessários para a habilitação, esse é o critério técnico que devemos adotar”, informou o ministro.
Com informações do Reporter MT
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Uma herança do campo espanhol, o Andaluz Preto mantém sua rusticidade e valor cultural mesmo sob ameaça de extinção na Andaluzia. Continue Reading Conheça a trajetória do raro gado Andaluz Preto, da tração a produção de carne Candidatos que sejam produtores rurais, familiares ou colaboradores de produtores rurais têm prioridade na seleção e devem apresentar documentos que comprovem a atividade rural. Continue Reading Sistema FAESC/SENAR abre inscrições para Cursos Técnicos gratuitos em 2026 Especialistas destacam que práticas de adubação, uso de biológicos e manejo do solo fortalecem a soqueira e prolongam a longevidade dos canaviais Continue Reading Manejo pós-colheita garante nutrição e recuperação do canavial para próxima safra Diretor da FAO visita a Embrapa Pecuária Sudeste e elogia as inovações brasileiras em sustentabilidade agropecuária, destacando o potencial de compartilhamento global dessas soluções. A solução simplifica processos tradicionais demorados, reduz custos e pode acelerar iniciativas ligadas a mercados de créditos de carbono. Continue Reading Método simplifica medição de carbono no solo com laser e IA De 12 a 15 de outubro, leilões online da Fazenda Três Irmãos movimentam mercado agropecuário nacional com oferta de fêmeas e touros de elite das raças Sindi e Nelore Conheça a trajetória do raro gado Andaluz Preto, da tração a produção de carne
Sistema FAESC/SENAR abre inscrições para Cursos Técnicos gratuitos em 2026
Manejo pós-colheita garante nutrição e recuperação do canavial para próxima safra
Tecnologias sustentáveis da Embrapa chamam atenção da FAO e podem inspirar outros países
Método simplifica medição de carbono no solo com laser e IA
AGRO FTI realiza rodada de leilões virtuais com genética de alta qualidade das raças Sindi e Nelore