Projeto reduz tributos sobre rações e suplementos para alimentação bovina; Segundo a proposta, o Deputado quer estender para a pecuária a isenção já garantida a insumos agrícolas.
O Projeto de Lei 1829/23 reduz a zero as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre rações e suplementos para alimentação bovina. O texto tramita na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei 10.925/04, que trata dos dois tributos.
No final de 2010, foi concedida desoneração da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS às cadeias produtivas de aves e suínos. Apesar de ter sido uma iniciativa importante, não contemplou os insumos de outras cadeias produtivas que detêm a mesma importância para o país.
Além disso, é notória a corrosão da lucratividade pela absorção integral do custo. Essa situação advém sobretudo do não aproveitamento dos créditos pagos na aquisição dos ingredientes utilizados na produção de rações que não foram contempladas pela desoneração, como para bovinos, caprinos, ovinos e aquicultura.
O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), em estudo com a consultoria MB Agro, constatou que a desoneração da contribuição do PIS/PASEP e da COFINS para as rações poderia aliviar o custo na produção de carne bovina e do leite.
A desoneração é pedida pelo deputado Mersinho Lucena (PP-PB), autor do projeto. Segundo ele, a medida equipara os insumos pecuários aos agrícolas, que já são desonerados pela lei. “A desoneração da contribuição para as rações poderia aliviar o custo na produção de carne bovina e do leite”, disse Lucena.
Caso aprovada, a Lei determinará, segundo o Art. 1º – Esta Lei desonera rações e suplementos para alimentação bovina do pagamento da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP e da Contribuição para o financiamento da Seguridade Social – COFINS, nos termos em que especifica.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Rigor sanitário fortalece posição do agro brasileiro em meio às tensões comerciais globais
Especialistas apontam que controle sanitário rigoroso e credibilidade internacional ajudam o Brasil a enfrentar barreiras comerciais e ampliar mercados.
Entenda a polêmica por trás das novas regras para a tilápia importada
Governos estaduais e entidades do setor mobilizam-se para combater distorções tributárias e riscos sanitários associados ao pescado do Vietnã, buscando equilibrar a concorrência para o piscicultor nacional.
Continue Reading Entenda a polêmica por trás das novas regras para a tilápia importada
Tensão entre Brasil e EUA coloca agronegócio em alerta após proposta de tarifa de 25% sobre produtos brasileiros
Investigação comercial norte-americana amplia incertezas para exportadores e abre nova frente de negociação entre os dois países.
Lula sanciona lei que garante renovação automática da CNH
A medida autoriza a renovação sem custos para motoristas que não cometeram infrações de trânsito sujeitas à pontuação nos últimos 12 meses.
Continue Reading Lula sanciona lei que garante renovação automática da CNH
Seguro rural avança em países desenvolvidos, mas Brasil ainda enfrenta desafios para ampliar cobertura no campo
Estudo aponta que produtores brasileiros continuam expostos aos riscos climáticos e dependem de políticas públicas para fortalecer a proteção das lavouras.
Rastreabilidade amplia competitividade da pecuária brasileira e fortalece posicionamento do produtor no mercado
Ferramenta deixa de ser apenas requisito sanitário e passa a representar oportunidade de gestão, valorização da produção e acesso a novos mercados.





