
Projeto reduz tributos sobre rações e suplementos para alimentação bovina; Segundo a proposta, o Deputado quer estender para a pecuária a isenção já garantida a insumos agrícolas.
O Projeto de Lei 1829/23 reduz a zero as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre rações e suplementos para alimentação bovina. O texto tramita na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei 10.925/04, que trata dos dois tributos.
No final de 2010, foi concedida desoneração da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS às cadeias produtivas de aves e suínos. Apesar de ter sido uma iniciativa importante, não contemplou os insumos de outras cadeias produtivas que detêm a mesma importância para o país.
Além disso, é notória a corrosão da lucratividade pela absorção integral do custo. Essa situação advém sobretudo do não aproveitamento dos créditos pagos na aquisição dos ingredientes utilizados na produção de rações que não foram contempladas pela desoneração, como para bovinos, caprinos, ovinos e aquicultura.
O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), em estudo com a consultoria MB Agro, constatou que a desoneração da contribuição do PIS/PASEP e da COFINS para as rações poderia aliviar o custo na produção de carne bovina e do leite.
A desoneração é pedida pelo deputado Mersinho Lucena (PP-PB), autor do projeto. Segundo ele, a medida equipara os insumos pecuários aos agrícolas, que já são desonerados pela lei. “A desoneração da contribuição para as rações poderia aliviar o custo na produção de carne bovina e do leite”, disse Lucena.
Caso aprovada, a Lei determinará, segundo o Art. 1º – Esta Lei desonera rações e suplementos para alimentação bovina do pagamento da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP e da Contribuição para o financiamento da Seguridade Social – COFINS, nos termos em que especifica.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Aumento de recuperações judiciais tem sido associado a um uso ‘predatório’ do instrumento
Mesmo com produção e exportações em alta, o agronegócio registra aumento expressivo nas solicitações de recuperações judiciais — especialistas apontam crise de liquidez, má gestão financeira e uso “predatório” do instrumento como causas
Congresso reage à decisão do STF sobre caça de javalis e quer garantir autonomia dos estados
Frente Parlamentar da Agropecuária articula urgência na votação do PL 4253/2025, que descentraliza o manejo da espécie invasora – como os javalis – e tenta evitar riscos sanitários e prejuízos ao agronegócio
Novilhos ganham espaço e abate de machos atinge recorde histórico em Mato Grosso
Mesmo com queda de 0,67% no total de abates de bovinos, os machos avançam, com destaque para os novilhos, e atingem o maior volume desde outubro de 2024; fêmeas perdem participação e sinalizam início de retenção de matrizes
Continue Reading Novilhos ganham espaço e abate de machos atinge recorde histórico em Mato Grosso
Renegociação de dívidas pelo Desenrola Rural alcança R$ 11,971 bilhões
A cifra inclui renegociações realizadas de 24 de fevereiro, início do programa, a 24 de setembro. Ao todo, 282.264 produtores renegociaram débitos.
Continue Reading Renegociação de dívidas pelo Desenrola Rural alcança R$ 11,971 bilhões
Inmet revela cenário de extremos, com previsão de La Niña e impacto direto nas lavouras
Boletim Agroclimatológico do Inmet revela cenário de extremos, com previsão de La Niña e impacto direto nas lavouras e pastagens entre outubro e dezembro
‘Falsa couve’: o que se sabe sobre a família intoxicada em MG
A intoxicação foi registrada após almoço em família no dia 8 de outubro, em Patrocínio, no Alto Paranaíba. A principal linha de investigação aponta para consumo da Nicotiana glauca, uma planta tóxica confundida com couve.
Continue Reading ‘Falsa couve’: o que se sabe sobre a família intoxicada em MG