O Deral informou que o excesso de umidade no início do ciclo provocou atrasos pontuais, mas o estabelecimento geral das plantas é considerado adequado.
São Paulo, 25 – O plantio da safra de soja 2025/26 está em fase final ou já concluído na maioria das regiões do Paraná, com 97% da área colhida, inclusive onde houve necessidade de replantio devido ao excesso de chuvas e episódios de granizo. Segundo boletim divulgado nesta terça-feira, 25, pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, 92% das lavouras estão em condições boas, 7% em quadro considerado médio e 1%, ruim.
O Deral aponta que 61% estão em desenvolvimento vegetativo, 6% em germinação, 28% em floração e 5% em frutificação. “As lavouras em emergência e desenvolvimento vegetativo apresentam bom vigor, com avanço gradual para floração em parte das áreas”, disse o órgão.
Ainda em boletim, o Deral informou que o excesso de umidade no início do ciclo provocou atrasos pontuais, mas o estabelecimento geral das plantas é considerado adequado.
Quanto à safra de verão de milho 2025/26, o Deral afirma que o plantio foi concluído. O boletim aponta que 74% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 24% em floração e 2% em frutificação. Em sua maioria, as condições são boas (92%), com 7% em condição média e 1%, ruim. “As condições de umidade e temperatura têm favorecido o crescimento das plantas. Os produtores seguem com os tratos culturais”, disse a entidade.
Sobre a colheita da safra de trigo 2025, o Deral afirma que a colheita avança com produtividade e qualidade acima das expectativas iniciais em parte da área. Em algumas regiões, condições climáticas severas causaram danos pontuais. “A maior parte das lavouras apresentou bom desempenho final.”
Em boletim, o órgão aponta que o cereal foi retirado de 99% da área semeada e que 73% das lavouras têm condição boa e 27% média. O Deral afirma que 99% das lavouras estão em fase de maturação e 1% em frutificação.