
Iniciativa da IHARA e cooperativas da Maltaria Campos Gerais reforça o protagonismo do Paraná na produção de cevada, promovendo intercâmbio técnico e soluções para os desafios do campo
A IHARA, referência em pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas, realiza, em parceria com as seis cooperativas envolvidas no projeto da Maltaria Campos Gerais — Agrária, Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Coopagricola e Frísia, a quinta edição do Desafio da Cevada, considerado o maior evento do Brasil voltado exclusivamente à cultura da cevada cervejeira.
O encontro será realizado nos dias 27 e 28 de agosto, na cidade de Lapa (PR), tendo como anfitriã a Cooperativa Bom Jesus. A expectativa é reunir mais de 300 participantes cooperados. A programação inclui uma competição de regularidade aliada a conteúdos técnicos voltados ao desenvolvimento sustentável e ao aumento da produtividade nas lavouras.
A abertura, no dia 27, contará com uma palestra sobre mercado, ministrada pelo renomado professor e pesquisador Marcos Fava Neves. Já no dia 28, ocorre a competição técnica de regularidade, com circuito em propriedades parceiras. Durante o trajeto, serão abordados temas essenciais para a produção de cevada, com a participação de agrônomos da IHARA e produtores experientes que atuam diretamente no avanço da cultura na região.
A iniciativa busca estimular o intercâmbio técnico entre os principais elos da cadeia produtiva, debater os desafios da safra e apresentar soluções de alta performance para o manejo da cevada cervejeira, promovendo inovação, produtividade e sustentabilidade.
Paraná lidera cultivo de cevada no Brasil
Segundo o engenheiro agrônomo e gerente Comercial Distrital da IHARA, Alesandro Pagnoncelli, a empresa é pioneira no fomento desse projeto da cevada no Paraná, e o evento representa uma oportunidade estratégica para reforçar o papel da IHARA como elo entre os agricultores e as tecnologias mais avançadas em proteção de cultivos.
“Com uma área estimada em 90 mil hectares e produtividade média de 4.600 kg/ha, o Paraná é uma das regiões mais relevantes na produção nacional de malte, representando cerca de 35% do total. Em 2024, mais de 120 cooperados e agricultores da Agrária estiveram diretamente envolvidos no avanço do cultivo, tornando a cevada uma alternativa rentável e estratégica para a região”, destaca Pagnoncelli.
Inovação tecnológica impulsiona produtividade nas lavouras
Em um cenário crescente de resistência de plantas daninhas, pragas e doenças, o Desafio da Cevada reforça o compromisso da IHARA em oferecer tecnologias eficazes, sustentáveis e alinhadas às necessidades do campo.
Entre os destaques do evento está o YAMATO SC, herbicida reconhecido pela sua eficiência no controle do azevém; o FUSÃO EC, fungicida preventivo de rápida absorção, que oferece alta performance no controle de doenças como manchas e oídio; e o TERMINUS, indicado para controle de pulgão e lagarta com excelente custo-benefício.
“O uso dessas tecnologias permite aos produtores simplificar o manejo, reduzir o número de aplicações e alcançar maior eficiência no controle fitossanitário. Isso impacta diretamente a rentabilidade da lavoura”, explica Rodolfo Caetano Gomes, engenheiro agrônomo e administrador técnico de vendas da IHARA.
Para o também engenheiro agrônomo João Marcos Fillwock, a adoção de tecnologias modernas fortalece toda a cadeia da cevada cervejeira frente aos desafios do campo, ajudando os agricultores a elevar a produtividade e manter a competitividade do agronegócio brasileiro.
SOBRE A IHARA
A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há 60 anos leva soluções para a agricultura brasileira, sendo reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa, com credibilidade junto aos seus clientes.
A empresa conta com um portfólio completo de mais de 80 soluções — fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais — protegendo mais de 100 tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores produzam mais alimentos, com qualidade e de forma sustentável.
Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro. Para mais informações, acesse o site da IHARA.
VEJA MAIS:
- Brasil precisa verticalizar produção de alimentos
- Conheça os tipos de calcário e qual o melhor para a correção do solo; veja a recomendação
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.