Celebração da raça bovina reuniu produtores e reconheceu campeões nacionais e regionais das variedades Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens.
A Nelore Fest, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), reuniu mais de 400 criadores, dirigentes e especialistas em pecuária para conhecer e celebrar os resultados dos Rankings Nacional Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens. O evento foi realizado no dia 6 de dezembro, em São Paulo (SP).
“O desempenho do Ranking Nacional 2024/2025 foi exemplar. Tivemos crescimento em número de animais avaliados, maior engajamento dos criadores e um nível de qualidade ainda mais elevado nas pistas. Esses avanços reafirmam que o trabalho de melhoramento genético do Nelore segue em evolução constante e consolidam o ranking como uma referência para medir padrão genético e progresso da raça”, destaca Victor Paula Silva Miranda, presidente da ACNB.
Os vencedores do Ranking Nacional Nelore

O Ranking Nacional Nelore 2024/2025 reuniu 38 exposições oficiais distribuídas por 12 estados e pelo Distrito Federal. Paraná, São Paulo e Piauí foram os estados com maior número de mostras ranqueadas, com cinco eventos cada.
O criador Paulo de Castro Marques (Casa Branca Agropastoril), conquistou as medalhas de ouro de Melhor Criador, Melhor Expositor e Melhor Supremo.
No pódio do Melhor Criador Nelore, a Rima Agropecuária ficou com a medalha de prata e José Ricardo Benato levou a de bronze. Já entre os expositores Nelore, Henrique e Juliano Produções e Eventos conquistou a medalha de prata, seguido pela Rima Agropecuária, com a de bronze.
No Supremo Nelore, a Rima Agropecuária foi vice-campeã (medalha de prata) e Henrique e Juliano Produções e Eventos completou o pódio com a medalha de bronze.
Resultados do Ranking de Nelore Mocho
A variedade Nelore Mocho contabilizou 11 exposições. Minas Gerais sediou três eventos, enquanto Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo promoveram duas mostras cada.
O criador Dalton Dias Heringer conquistou a medalha de ouro em três dos principais campeonatos – Melhor Criador, Melhor Expositor e Melhor Supremo Nelore Mocho. No ranking Melhor Criador Nelore Mocho, Sandoval Bailão Fonseca Filho levou a medalha de prata, seguido por Mônica Marchetti com a de bronze.
No campeonato de Melhor Expositor, Mônica Marchetti ficou com a medalha de prata, e a Z. Holding Participações S/A completou o pódio com a de bronze.
No Supremo Mocho, Sandoval Bailão Fonseca Filho assegurou a medalha de prata, enquanto Mônica Marchetti ficou com a de bronze.
Quem se destacou com Nelore Pelagens
O Ranking Nacional Nelore Pelagens 2024/2025 contou com 14 exposições com forte presença de Goiás (cinco eventos), seguido por Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com quatro cada.
O criador Geraldo de Souza Carvalho Júnior conquistou as medalhas de ouro de Melhor Criador e Melhor Supremo Nelore Pelagens, além da medalha de prata entre os expositores.
No ranking de criador Nelore Pelagens, a medalha de prata ficou com Ângelo Mário de Souza Prata Tibery, seguido por Otaniel José Pereira, com a de bronze.
Entre os expositores Nelore Pelagens, Washington Dias Janota Antunes recebeu a medalha de ouro; Geraldo de Souza Carvalho Júnior levou a de prata; e Otaniel José Pereira completou o pódio com a medalha de bronze.
No Supremo Nelore Pelagens, Otaniel José Pereira ficou com a medalha de prata, enquanto Ângelo Mário de Souza Prata Tibery recebeu a de bronze.
Reconhecer resultados é valorizar quem faz o Nelore avançar, diz presidente da ACNB

Para o presidente da ACNB, Victor Miranda, a edição 2024/2025 reforça o papel do Ranking Nacional Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens como um instrumento de valorização do trabalho técnico desenvolvido em todo o país. “Nesta temporada, avançamos em qualidade, diversidade e representatividade. O ranking está mais criterioso, mais competitivo e expressa, com precisão, o compromisso dos criadores com a evolução genética da raça. Reconhecer esses resultados é valorizar quem dedica tempo, esforço e conhecimento para fortalecer o Nelore no Brasil”, destaca.
VEJA TAMBÉM:
- Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
- CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
- Milheto granífero ganha força na 2ª safra em um dos anos mais arriscados para o milho
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.