
Os preços médios do diesel, gasolina e etanol subiram na terceira semana de agosto, ante a anterior, na esteira de um avanço do barril do petróleo no mercado externo e após a Petrobras elevar preços nas refinarias na semana passada, mostrou pesquisa da ValeCard, especializada em soluções de mobilidade.
RIO DE JANEIRO (Reuters) – O diesel, combustível mais comercializado do país, subiu 10,06% entre 14 a 20 de agosto, na comparação com a semana anterior (7 a 13 de agosto), para 5,874 reais por litro, apontou o levantamento, com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados em todos os Estados do Brasil.
A Petrobras, principal produtora de combustíveis do país, anunciou na semana passada um aumento de 16,3% nos preços médios da gasolina e de 25,8% nos do diesel vendidos a distribuidoras, a partir de quarta-feira. Foi o primeiro aumento da petroleira desde que ela reformulou sua estratégia de precificação de combustíveis em maio, em busca de atenuar as volatilidades externas.
“O aumento ainda não foi repassado pelos postos de forma integral, pois os estoques foram comprados das distribuidoras com os preços antigos. Por isso, podemos ter novos reajustes nos próximos dias”, diz Brendon Rodrigues, Head de inovação e portfólio na ValeCard.
O repasse de reajustes da Petrobras aos consumidores finais nos postos não é imediato e depende de uma série de questões, como mistura de biocombustíveis, impostos, margens de distribuição e revenda e estoques.
O mercado sofre ainda influencia de outros agentes, pois conta com outras refinarias privadas e importa cerca de 25% do óleo diesel e 15% da gasolina, o que também interfere na precificação dos custos das distribuidoras aos postos.
O preço médio da gasolina nos postos de combustíveis subiu 3,22% na terceira semana do mês, ante a semana anterior para 5,883 reais por litro. Já o etanol hidratado, seu concorrente direto nas bombas, subiu 0,77% na mesma comparação, para 3,759 reais por litro.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Produtor que não entregar o ITR 2025 até 30 de setembro pagará multa
Declaração do ITR 2025 é obrigatória para proprietários de imóveis rurais e novidade deste ano permite envio digital direto pelo site da Receita Federal
Continue Reading Produtor que não entregar o ITR 2025 até 30 de setembro pagará multa
Valorização do café ultrapassa 500 reais/saca de 60 kg em agosto
O café voltou a ser negociado no Brasil nos patamares verificados entre maio e junho, quando a colheita estava apenas começando.
Continue Reading Valorização do café ultrapassa 500 reais/saca de 60 kg em agosto
Pequenas lavouras de feijão são maioria no Brasil, mas as grandes produzem a maior parte
O estudo utilizou informações do último Censo Agropecuário 2017, publicado em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Empresa é multada após acidente com carreta derramar 22 mil litros de diesel em zona rural
PMA autua empresa por contaminação ambiental após acidente com carreta derramar 22 mil litros de diesel em zona rural e determina ação emergencial de descontaminação
Corte bovino exclusivo de Mato Grosso ganha força em frigoríficos e restaurantes
Selecionado em um concurso nacional para representar a carne mato-grossense, o MT Steak é retirado da paleta bovina e se assemelha ao filé mignon em maciez e textura.
Continue Reading Corte bovino exclusivo de Mato Grosso ganha força em frigoríficos e restaurantes
Fisioativador aumenta produtividade da soja em até 158% em relação ao manejo padrão na Bahia
Determinada recentemente pelo Ministério da Agricultura, regionalização do plantio abre caminho para avanços em produtividade