Duas multinacionais do leite travam ‘batalha de Itambé’

Duas multinacionais do leite travam ‘batalha de Itambé’

logo itambe
Foto: Divulgação

A francesa Lactalis e a mexicana Lala, que comprou a Vigor, se enfrentam na Justiça, aguardam o resultado de uma arbitragem e estão cada vez mais distantes de um entendimento.

A venda da Vigor, um dos ativos dos quais o grupo J&F teve que se desfazer para reforçar o caixa após as delações de seu controlador Joesley Batista, acabou resultando em uma guerra entre multinacionais de longa duração e desfecho imprevisível.

Entenda a história:

A Itambé Alimentos S.A, tradicional laticínio de Minas Gerais, foi vendida em 05 de janeiro ao grupo francês Lactalis, maior produtor de lácteos do mundo, por meio de acordo com a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda. (CCPR).

Entretanto, após anúncio da venda, o juiz Bedendi concedeu liminar suspendendo os efeitos da venda das ações da Vigor — agora controlada pela mexicana Lala — na Itambé à Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) na última sexta-feira. No dia 11, a Vigor havia entrado com medida cautelar solicitando a suspensão, numa reação à venda de 100% da Itambé pela CCPR à Lactalis no dia 5 deste mês. Na prática, a liminar suspendeu a venda da Itambé à francesa, um negócio estimado em R$ 1,9 bilhão.

A razão para a preocupação é que o negócio entre Lactalis e CCPR inclui um contrato de fornecimento de leite de longo prazo. Pelo acordo, os produtores de leite associados da CCPR fornecerão a matéria-prima para a Itambé. Como ficou sem a Itambé, a Lala perdeu chances de ganhos de sinergia no segmento de produção, acreditam alguns analistas.

Leia mais em:

As informações são da Valor Econômico adaptadas pela equipe CompreRural.

-- conteúdo relacionado --
Quase 25 mil produtores abandonam atividade leitei... Baixo valor pago pelo litro do leite é um dos motivos. Houve uma queda de 22% no número de produtores no estado. Em um ano, quase 25 mil produtores d...
Nestlé anuncia bônus para produção de leite sem ho... Iniciativa amplia remuneração em programa de boas práticas mantido pela empresa com fornecedores A Nestlé anunciou a ampliação de um sistema de bônus...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com