
Ascribu vai mostrar genética leiteira das raças Murrah e Mediterrâneo na feira que irá de 14 a 18 de maio em Esteio (RS).
A Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) se prepara para participar, pelo terceiro ano consecutivo, da 18ª Fenasul e 45ª Expoleite, que acontecerá de 14 a 18 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Sete búfalas participarão dos julgamentos, sendo três da raça Murrah, e quatro da Mediterrâneo.
De acordo com a presidente da Ascribu, Desireé Möller, trata-se de uma feira que engrandece o setor leiteiro e que volta a ocorrer após não ter sido realizada no ano passado em função das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, em maio. “O que essa feira vem mostrar é o valor de toda a cadeia leiteira que nós temos, desde genética de bovinos e bubalinos, e esse ano com participação também de ovinos e caprinos, assim como todo um sistema de tecnologia, de ordenhadeiras, de toda a produção agrícola que envolve as búfalas, cabras e ovelhas leiteiras”, destaca. Desireé salienta ainda os subprodutos dos derivados do leite bubalino como queijos, requeijões e manteigas, entre outros.
A dirigente lembra que a búfala é um animal de dupla aptidão, ou seja, serve tanto para carne como para leite. “Também vale destacar a importância de as búfalas estarem presentes nas feiras para mostrar ao produtor rural que sempre existe uma nova alternativa de renda para a propriedade, independentemente do porte da fazenda”, ressalta.
Desireé enfatiza outra característica importante do bubalino que é a resistência ao carrapato. “Nós temos estudos recentes que mostram a grande resistência do carrapato aos carrapaticidas que temos no mercado. O carrapato hoje virou um problema de manejo nos rebanhos pelo difícil combate. E a búfala entra como uma boa protagonista de toda uma produção praticamente orgânica, porque são muito resistentes ao parasita”, conclui. O jurado responsável pelos julgamentos das búfalas será o Médico Veterinário Marcelo Fortes, proprietário da Fazenda do Cedro, em Pantano Grande (RS).
VEJA TAMBÉM:
- Minerva reverte prejuízo e tem lucro líquido de R$ 185 milhões no 1º trimestre
- BrasilAgro diminui prejuízo para R$ 1,093 milhão no 3TRI25
- EUA vendem 376,7 mil toneladas de soja da safra 2024/25 na semana, afirma USDA
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.