O TRT-SP decidiu parcialmente a favor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) em um recurso sobre sua eleição interna; Entidade ressalta a validade da eleição de sua atual diretoria
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) divulgou uma nota oficial em resposta à decisão do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), que foi parcialmente favorável à federação na última terça-feira (14).
O TRT-SP emitiu um veredito parcialmente positivo para a Faesp em relação ao processo de sua eleição interna. A resolução atual mantém o cancelamento de uma medida cautelar anterior e solicita que a lista adversária submeta a documentação necessária para o registro, incluindo recibos de contribuições assistenciais.
Embora tenha sido uma decisão positiva, a Faesp expressa descontentamento com a interferência judicial em sua autonomia sindical. A organização sustenta a legitimidade da eleição de sua diretoria atual, eleita com 96% dos votos em dezembro de 2023.
Confira a nota da Faesp na íntegra
“Na tarde desta terça-feira, 14/05/2024, foi proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) decisão parcialmente favorável ao Recurso Ordinário da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), ratificando a manutenção do efeito suspensivo anteriormente concedido, e, no tocante a regulação do prazo de apresentação dos documentos para registro da chapa opositora no caso de convocação de novas eleições, reconheceu a obrigatoriedade de entrega da documentação exigida pelo estatuto social, especificamente, os comprovantes dos recolhimentos das contribuições sindicais devidas pela oposição.
A Faesp, mesmo diante do reconhecimento parcial do seu recurso, considera inaceitável a intervenção do poder judiciário paulista em sua autonomia sindical, constitucionalmente assegurada, insistindo na validade, legitimidade e legalidade da eleição da atual diretoria, que teve em seu favor 96% dos votos dos sindicatos rurais habilitados nas eleições ocorridas em 04/12/2023.
Em nova assembleia geral soberana do setor, devidamente convocada e realizada em 13/05/2024, a eleição da diretoria da entidade foi ratificada e convalidada por meio de voto de aprovação de cerca de 90% dos sindicatos rurais habilitados. Na mesma oportunidade, o setor, com mais de 90% dos votos dos sindicatos rurais ali presentes, outorgou em favor da diretoria da Faesp voto de confiança e reconhecimento pela gestão e lisura na condução da entidade. No mesmo ato, a prestação de contas da Federação foi aprovada com massivos 93% dos votos. A Faesp não abrirá mão de fazer valer a constituição federal, bem como da adoção de todas as medidas jurídicas cabíveis na busca da garantia dos seus direitos e da autonomia sindical”.
Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
A tradicional “Linguiça de Bragança”, produzida há décadas na cidade, poderá ser comercializada em todo o território nacional.
Continue Reading Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
Governador Tarcísio anuncia Geraldo Melo Filho como novo secretário de Agricultura e Abastecimento
Ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Melo Filho assumirá o cargo ocupado por Guilherme Piai.
Tania Zanella é primeira mulher a ocupar a presidência executiva do Sistema OCB nacional
Votação foi nesta terça-feira, durante Assembleia Extraordinária, com participação do presidente Luís Alberto Pereira.
Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Proposta limita carga máxima semanal de 36 horas, elevando o custo de produção e o problema para encontrar mão de obra no meio rural.
Continue Reading Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
Custos em alta no MT? Saiba qual insumo é o mais competitivo para a pecuária em 2025 segundo o Imea e veja como proteger sua margem de lucro.
Continue Reading Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
STF deixa votação do marco temporal para ano que vem
A partir do próximo dia 20 de dezembro, a Corte vai entrar no período de recesso e retomará os trabalhos em fevereiro do ano que vem.
Continue Reading STF deixa votação do marco temporal para ano que vem





