
Feira na Associação Rural de Pelotas terá o melhor da genética com julgamentos, palestras técnicas, leilões e fóruns.
A Segunda Feira Nacional de Genética Promebo (Fenagen Promebo) teve seu lançamento nesta segunda-feira, 26 de maio, na sede da Associação Nacional de Criadores Herd – Book Collares (ANC), em Pelotas (RS), com a presença de autoridades, produtores rurais, representantes de entidades parceiras e imprensa. A Segunda Fenagen Promebo vai acontecer de 2 a 5 de julho de 2026, na Associação Rural de Pelotas.
Na cerimônia de abertura, o presidente do Conselho Técnico da ANC, Leandro Hackbarth, lembrou do sucesso da primeira Fenagen ao destacar a qualidade dos julgamentos dos animais com um critério mais equilibrado e harmonioso entre genética e fenótipo. “Então cabe a nós reforçar o convite a todos, dizer que a Fenagen não é apenas uma exposição, mas um evento que veio para marcar, assim como o nosso Promebo”, concluiu.
O sócio-diretor da Foco Pampeano, Vinícius Pereira, ressaltou que falar de genética é usar o passado para pensar no futuro de uma forma técnica e profissional. “Entendemos que a Fenagen levanta o nível das discussões sobre qualquer evento de exposição agropecuária no país”, concluiu.
O também sócio, Rodrigo Azambuja, lembrou que a Foco Pampeano traz no nome a técnica agropecuária. “Nós temos um desafio muito grande em nosso estado que é buscar eficiência para superar desafios. E a nossa proposta é trazer para Pelotas um ambiente cada vez mais rico de discussão e debate, assim como a busca de soluções para os produtores”, acrescentou.
O presidente da ANC, Joaquin Villegas, definiu a Fenagen como um evento que nasce jovem, porém com alma madura, porque carrega com força uma história construída com trabalho, ciência e paixão pela pecuária. Villegas lembrou do Programa de Melhoramento Genético (Promebo), também fundamental para o sucesso da Fenagen. “O Promebo completou 50 anos em 2024, mais de meio século de contribuição concreta para o avanço genético da pecuária de corte no Brasil, e um programa que transformou a maneira como selecionamos, avaliamos, e projetamos nossos rebanhos”, avaliou. Por fim, o presidente da ANC destacou que o encontro de hoje não visa apenas celebrar a grande genética, mas celebrar todo o processo, valorizar a seleção consciente, o acasalamento bem planejado e o avanço genético construído com método e critério técnico.
O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, enfatizou que a ANC é uma entidade que faz registro genético há mais de 100 anos e sempre baseada na ciência. Além da pecuária, Marroni destacou a produção e industrialização do arroz na região, também alicerçado na ciência. “Eu penso que uma feira nacional de genética só engrandece a todos que fazem a Fenagen, além de destacar a cidade de Pelotas. Por isso a prefeitura está apoiando, trabalhando junto a esse patrimônio que é a ANC.”, concluiu.
A programação completa da Segunda Fenagen Promebo está no site e redes sociais da ANC. Esta programação estará voltada para a capacitação técnica dos produtores rurais, promovendo a inovação no setor agropecuário e fortalecendo a troca de experiências.
VEJA TAMBÉM:
- Concessão de crédito rural cresce e atinge R$ 220 bi em 2024, mostra Serasa
- Japão impõe suspensão temporária à importação de aves vivas do RS após caso de gripe aviária
- Senado aprova PL da Securitização de dívidas rurais na CRA
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.