Em parceria com a Prefeitura de Goianésia, a ação vai beneficiar 14 produtores com 40 mil mudas e assistência técnica contínua.
A cafeicultura começa a ganhar novo fôlego em Goianésia com uma ação articulada entre a Emater Goiás e Prefeitura de Goianésia. No dia 30 de janeiro, 14 produtores rurais do município foram beneficiados com a entrega de mudas de café para implantação de lavouras em suas propriedades, totalizando 40 mil mudas distribuídas.
Com coordenação técnica da Emater Goiás, a ação envolve a poder público municipal, responsável pela aquisição das mudas e pela preparação do solo, e os produtores rurais, que assumem os insumos e a mão de obra. Os técnicos da Emater vão realizar o acompanhamento de todas as etapas do processo produtivo, do plantio à colheita, assegurando eficiência, sustentabilidade e melhores resultados no campo.
De acordo com o gerente de Pesquisa Agropecuária da Emater Goiás, Cleiton Mateus, o projeto também tem caráter estratégico e científico.
“Durante muito tempo, a literatura técnica apontou que Goiás não reunia condições ideais para o cultivo do café. Com essas áreas implantadas, queremos demonstrar, na prática, que o estado tem potencial para a atividade”, afirma.
Segundo ele, a crescente demanda internacional, especialmente de mercados como o asiático, reforça a viabilidade econômica da cultura.
A proposta prevê expansão. Dentro de aproximadamente um ano, os produtores que apresentarem melhor desempenho poderão ser contemplados com uma nova etapa do projeto, que prevê a entrega de mais de 100 mil mudas. Embora a ação tenha início em âmbito municipal, o impacto pode ultrapassar as fronteiras de Goianésia, contribuindo para recolocar Goiás no mapa da cafeicultura nacional.
Entre os beneficiados está o produtor rural Gilmar Xavier, que até então se dedicava exclusivamente à pecuária e agora aposta na diversificação da produção. Ele assumiu o compromisso de investir em insumos e mão de obra para o cultivo de 4 mil mudas de café.
“As expectativas são muito positivas. A ideia é, no próximo ano, dobrar a área plantada e ampliar a produção”, afirma.
Para o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, a ação reafirma o compromisso da Emater Goiás em levar assistência técnica, inovação e conhecimento ao produtor rural.
“Ao difundir a cafeicultura no Cerrado goiano, mostramos que, com manejo adequado e acompanhamento qualificado, é possível diversificar a produção, gerar renda e abrir novas oportunidades para as famílias rurais no estado”, comemora.
Fonte: Emater GO
VEJA TAMBÉM:
- Massari e Morro Verde unem operações em busca de receita de R$ 1 bi em 3 anos
- Citrosuco inicia testes com biometano em sua frota de caminhões
- Setor cafeeiro amplia ações para promoção do trabalho decente com nova etapa de capacitações
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.