“Em geral, a emergência das lavouras está uniforme, com bom estande de plantas e desenvolvimento inicial compatível ao estágio fenológico”, disse a Emater em nota.
São Paulo, 21 – O clima na última semana favoreceu o plantio da safra de soja do Rio Grande do Sul, que atinge 43% da área projetada pela Emater, de 6,742 milhões de hectares. Neste mesmo período de 2024, o índice de plantio da soja alcançava aproximadamente 50%. “Em geral, a emergência das lavouras está uniforme, com bom estande de plantas e desenvolvimento inicial compatível ao estágio fenológico”, disse a Emater em nota.
Já a safra de milho ocupa 84% da área estimada. “As lavouras em desenvolvimento vegetativo (70%) exibem adequada densidade de plantas, arquitetura foliar uniforme e bom acúmulo de biomassa. Nas áreas em floração e pendoamento (21%) as condições de polinização estão favoráveis.”
A semeadura do arroz 2025/26 supera 90% da área. “Observa-se emergência uniforme e adequado estabelecimento inicial. As lavouras estão em fase vegetativa, com desenvolvimento compatível ao estádio”, informou a Emater.
Quanto à colheita de trigo 2025, alcança 77% da área cultivada no Estado. “O desempenho produtivo apresenta forte variabilidade entre regiões e dentro das próprias unidades produtoras, como reflexo das expressivas diferenças de manejo e capacidade de investimento; da influência de eventuais episódios de chuvas excessivas, que ocasionaram a redução de peso hectolitro (PH); da maior incidência de germinação na espiga; e/ou de danos associados à permanência prolongada de umidade em grãos maduros.”
A Emater estima para o trigo produtividade de 3.261 kg/ha.