Emater: no RS plantio da soja alcança 89% da área e de milho, 90%

Quanto às lavouras de milho, a situação é “heterogênea”. O plantio atinge 90% dos 785 mil hectares projetados.

São Paulo, 19 – A área plantada com soja no Rio Grande do Sul (RS) atinge 89% dos 6,7 milhões de hectares projetados pela Emater. “A semeadura foi restabelecida, com índices de semeadura próximos à finalização em algumas regiões e predominância de lavouras em desenvolvimento vegetativo”, disse a empresa em nota. “As chuvas ocorridas na primeira quinzena de dezembro recompuseram a umidade do solo e permitiram a retomada generalizada do plantio, além de favorecerem a recuperação fisiológica das lavouras implantadas em outubro e novembro, que vinham apresentando sintomas de estresse hídrico após um período seco de duas a três semanas.”

Quanto às lavouras de milho, a situação é “heterogênea”. O plantio atinge 90% dos 785 mil hectares projetados. “O déficit hídrico afetou lavouras entre o pré-florescimento e o enchimento inicial de grãos, diminuindo o potencial produtivo em áreas conduzidas em regime de sequeiro. As chuvas recentes contribuíram para a recomposição da umidade do solo e para a retomada do crescimento vegetativo em áreas ainda fora do pico reprodutivo”, destacou a Emater.

Vale a pena misturar milho moído na silagem? Confira as melhores dicas

No caso do arroz, falta semear menos de 5% da área projetada pelo Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), que é de 920.081 hectares, informa a Emater. “O retorno das chuvas na primeira quinzena de dezembro foi fundamental para a germinação em áreas recém semeadas, reduzindo a necessidade de banhos iniciais e favorecendo o início e a consolidação da irrigação contínua.”

Sobre a primeira safra de feijão, a Emater projetou plantio de 26.096 hectares no Estado. “Boa parte das principais regiões produtoras está semeada e a cultura apresenta diferentes estágios fenológicos, faltando concluir o plantio nos Campos de Cima da Serra, maior produtor em primeira safra.”

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM