Emater vê queda na área com soja no RS, mas salto na produtividade com clima melhor

A colheita de soja do Estado, que está entre os três maiores produtores da oleaginosa do Brasil, poderá atingir 21,44 milhões de toneladas.

A área plantada com soja no Rio Grande do Sul em 2025/26 foi estimada em 6,74 milhões de hectares, queda de 0,8% na comparação com o ciclo anterior, de acordo com o primeiro levantamento da Emater para a nova temporada, divulgado nesta terça-feira.

Mas com um salto de quase 60% na produtividade média, para 3,18 toneladas por hectare, considerando a ocorrência de um clima mais benéfico, a safra poderia se recuperar após a seca no ano passado.

Conheça quem são os bilionários brasileiros do agronegócio; patrimônio somado é de R$ 382,8 bi

A projeção indica que a colheita de soja do Estado, que está entre os três maiores produtores da oleaginosa do Brasil, poderá atingir 21,44 milhões de toneladas, alta de 57,14% em relação à temporada passada, segundo os números preliminares da empresa de assistência técnica ligada ao governo estadual antes de o plantio em 2025/26 começar.

Durante a 48ª Expointer, feira agropecuária realizada em Esteio, o meteorologista da Secretaria da Agricultura Flávio Varone afirmou que a probabilidade de La Niña, que tende a trazer chuvas irregulares para o Sul, está diminuindo à medida que se aproxima o verão, o que deve favorecer a produção.

“A situação não é tão caótica… a probabilidade de La Niña já começa a diminuir em novembro, dezembro e janeiro, e diminui muito no início do verão…”, afirmou ele durante evento.

A probabilidade para La Niña e uma normalidade climática está mais próxima de 45-50%, até dezembro, segundo números apresentados. Depois aumenta a possibilidade de uma normalidade climática, com a chance de La Niña recuando para menos de 40%.

Neste contexto, segundo Varone, a projeção para a primavera é de chuva acima da normalidade em setembro e outubro, com médias abaixo da normal climatológica em novembro. Já para o verão, a tendência é de chuva próxima da média e temperaturas acima do normal, disse o meteorologista.

Milho e arroz

Já a área plantada com milho no Rio Grande do Sul em 2025/26 foi estimada em 785 mil hectares, alta de 9,3% ante o ciclo anterior, enquanto a safra do importante produtor do cereal no verão aumentaria na mesma proporção para 5,79 milhões de toneladas.

A área plantada com arroz no Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal do Brasil, foi prevista em 920,1 mil hectares, queda de 5,17% ante ciclo anterior. A safra cairia mais de 8% por menores produtividades após uma boa colheita neste ano, para 8,05 milhões de toneladas.

Fonte: Reuters

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM