Embrapa lança guia de melhoramento genético em gado de corte

Embrapa lança guia de melhoramento genético em gado de corte

PARTILHAR
bezerros nelore melhoramento genetico
Foto: Fazenda Santa Nice

Publicação tem capítulos sobre os recursos genéticos e as estratégias de melhoramento dentro do manejo reprodutivo de gado de corte.

A Embrapa Gado de Corte atua em melhoramento genético de bovinos de corte desde sua fundação, em 1977. Foi pioneira, juntamente com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, na criação e lançamento de sumários nacionais de touros e continua influenciando este segmento no Brasil e no mundo tropical.

Com o crescimento da pecuária nacional, os selecionadores passaram a demandar por informações mais detalhadas sobre os seus rebanhos, com inclusão das avaliações genéticas de matrizes e produtos, além dos touros. Calcada na experiência adquirida, a Embrapa Gado de Corte, em parceria com a Geneplus Consultoria Agropecuária Ltda., colocou à disposição da cadeia produtiva, em 1996, o Programa Geneplus-Embrapa. O Programa, dentre muitas atividades em melhoramento genético de bovinos de corte, oferta sistematicamente cursos de atualização técnica.

O conteúdo destes cursos foi estruturado, desde a sua primeira edição, em 1998, de tal forma que os conceitos de melhoramento genético sejam compreendidos dentro de um enfoque de sistema de produção que envolve, além de genética, aspectos de mercado, práticas de criação e gestão do negócio. Decorridos 17 anos e oferecidos 25 cursos, com atendimento de mais de mil usuários de todo o Brasil e de países vizinhos, os ensinamentos e o aprendizado no tema melhoramento genético de bovinos de corte foi se consolidando.

Hoje nos orgulha apresentar uma obra que congrega o conhecimento de muitos especialistas, da Embrapa e de Instituições parceiras, que atuam com sólida experiência e reconhecimento em suas áreas. Muitos desses conhecimentos foram construídos por esses profissionais. Assim nasceu este livro.

Estruturado em 19 capítulos, apresenta os conceitos, os conhecimentos, as técnicas, as estratégias e visões de futuro de temas do melhoramento genético animal aplicado em gado de corte. Informações que vão desde os cenários da cadeia produtiva, perpassam pelos critérios de seleção, manejo nutricional, sanitário e avaliação zootécnica, até a genômica aplicada e o contexto ambiental, dentre outros.

Seguramente não teríamos espaço para sumarizar tanto conhecimento. Mais uma vez a Embrapa Gado de Corte, com o apoio de seus parceiros, cumpre a sua missão de viabilizar soluções tecnológicas sustentáveis para a cadeia produtiva da pecuária de corte em benefício da sociedade brasileira.

baixar-agora-botao

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com