
A capacitação Tecnologias para Agricultura de Baixo Carbono busca alternativas sustentáveis em sistemas agrícolas para enfrentar mudanças climáticas.
A Embrapa Milho e Sorgo inicia esta semana o curso online gratuito, Tecnologias para Agricultura de Baixo Carbono, uma oportunidade de capacitação para o período de quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus. O programa está sendo oferecido gratuitamente no ambiente virtual de aprendizagem da Embrapa, desde 12 de maio de 2020, com vagas limitadas e emissão de certificado, de acordo com o cumprimento de determinadas condições.
Os impactos das mudanças climáticas na produtividade agrícola já são uma realidade no cotidiano dos produtores rurais que enfrentam imprevisibilidade e eventos climáticos extremos.
A vulnerabilidade dos sistemas agrícolas, de acordo com alterações de temperatura e os possíveis impactos observados, está diretamente ligada às estratégias de adaptação que deverão ser implementadas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. Com isso, a busca por sistemas de produção cada vez mais sustentáveis, que reduzem as emissões de carbono e contribuem para um maior equilíbrio climático mundial.
“Este curso traz uma visão geral sobre os impactos do clima na agricultura, as ações governamentais e políticas públicas para enfrentar esses desafios e uma breve abordagem sobre as tecnologias agrícolas que podem ser aplicadas no campo para reduzir as emissões de carbono”, explica o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Ivênio Rubens de Oliveira, coordenador técnico do curso.
O pesquisador acrescenta que ao adotar essas tecnologias e alternativas, o produtor agrega benefícios ambientais a todo agroecossistema e tem acesso às linhas de financiamento bancário para exploração agropecuária. “Essas alternativas possibilitam diversificar os tipos de cultivo e, indiretamente, pode significar melhoria da renda e diminuição dos riscos de frustração das atividades envolvidas nos sistemas de produção. Mas antes de adotar essas práticas, é preciso saber por que usá-las”, comenta Ivênio.
Durante a quarentena, a Embrapa Milho e Sorgo já ofereceu os cursos online gratuitos de “Recuperação de Pastagens Degradadas” e “IrrigaWeb”. Outros temas com inscrições abertas são “Avaliação Econômica de Sistemas Agropecuários” e “Sistema de Plantio Direto”.
- Brasil vive contradição: sobra de energia solar e conta de luz mais cara
- IBGE: valor de produção de produto de origem animal foi de R$ 121,1 bi em 2024
- CNA debate regras para ratificação de títulos em faixas de fronteira
- Conab vê alta na exportação de soja do Brasil em 25/26 com impulso da China e redução dos EUA
- IBGE: rebanho suíno soma 43,9 milhões de animais em 2024, alta de 1,8% ante 2023
“Recebemos mais de 25 mil inscrições nos quatro cursos ofertados até o momento e em breve abriremos novas turmas diante da alta demanda dos nossos cursos”, informa a coordenadora administrativa da Embrapa Milho e Sorgo, Myriam Maia Nobre.
O curso é destinado a estudantes, produtores, técnicos e demais profissionais atuantes no setor agropecuário, e terá 10 horas-aula. O aluno terá 30 dias para concluir o treinamento a partir da data de inscrição.
Para se inscrever no curso, basta acessar o link e preencher os dados solicitados na aba de inscrição.
Fonte: Embrapa e Canal Rural