ENAPecan 2026 confirma Bento Gonçalves como sede da terceira edição

Maior evento técnico da noz-pecã no Brasil promovido pelo IBPecan em parceria com a Embrapa será realizado em novembro e avança nas definições sobre a programação.

O próximo Encontro Nacional da Pecanicultura, o ENAPecan, que chega à sua terceira edição, está previsto para ser realizado nos dias 12 e 13 de novembro, em Bento Gonçalves (RS), no Espaço Casa das Artes. A formalização das primeiras tratativas sobre o evento ocorreu na cidade da Serra gaúcha com a presença do comitê de eventos do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) e de representantes da Embrapa e da prefeitura local. As edições passadas foram sediadas pelos municípios de Encruzilhada do Sul (2023) e Cachoeira do Sul (2025).

O evento contará com dois dias de programação técnica envolvendo palestras, painéis, mesas-redondas e debates, além de uma exposição de empresas e equipamentos, rodada de negócios e networking, assim como um Dia de Campo que deve ser sediado pela Pecantelli. O objetivo do ENAPecan é disseminar conhecimento técnico atualizado, fomentar negócios e conexões, criar um ambiente de troca entre produtores e especialistas, fortalecer a imagem da pecanicultura brasileira e estimular inovação e tecnologia no setor.

Tecnologia diferencia cafés por região e detecta adulterações com rapidez e baixo custo

Conforme o presidente do IBPecan, Claiton Wallauer, durante a reunião foi explicado aos representantes da prefeitura de Bento Gonçalves todo o processo do ENAPecan. “Trata-se de um evento anual que vem se mantendo muito bem, sempre com novidades a cada edição e, para isso, é importante ir modificando as localidades sede”, destacou. O comitê do Encontro visitou o local onde vai ocorrer o evento e afirmou que a receptividade foi muito boa.

O pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Carlos Martins, ressaltou a importância da reunião. “Nos proporcionou momentos de grande entusiasmo e percebemos que vamos fazer um grande evento. Bento Gonçalves é uma cidade acolhedora com um povo empreendedor e é um pouco isso que a cadeia produtiva da pecan vem vislumbrando em todas as esferas, aumentando área de produção, as possibilidades de negócios e de gerar derivados que possam ser aplicados na alimentação, na agricultura, na produção de cosméticos”, enfatizou. De acordo com Martins, a pecan tem uma ampla possibilidade também de gerar benefícios para a sociedade a partir do momento em que a planta tem uma grande capacidade de contribuir com a fixação de dióxido de carbono e com isso ajudar a reduzir os problemas climáticos.

Para o proprietário da Pecantelli, Rene Cantelli, receber o ENAPecan em Bento Gonçalves “é motivo de grande alegria”. “Trata-se de um dos principais eventos da pecanicultura brasileira, um espaço que promove conhecimento técnico, inovação, troca de experiências e, sobretudo, o fortalecimento de toda a cadeia produtiva da noz-pecã no país”, pontuou. Segundo Cantelli, o município reúne características estratégicas para sediar o evento, “com infraestrutura adequada, turismo consolidado e grande potencial produtivo no cultivo da noz-pecã”. “Também oportuniza aos visitantes conhecer a região da Serra como um todo. Esse cenário evidencia a importância das parcerias entre o poder público e a iniciativa privada”, observou.

O ENAPecan é o maior evento técnico do Brasil dedicado exclusivamente à cultura da noz-pecã, reunindo produtores, pesquisadores, empresas, consultores, estudantes e profissionais de toda a cadeia produtiva. A cultura da noz-pecã cresce de forma consistente no país, com destaque para Rio Grande do Sul, seguido de Santa Catarina e Paraná. A produção nacional envolve pequenos, médios e grandes produtores, gerando emprego, renda, turismo rural e oportunidades de industrialização.

O comitê do ENAPecan é formado pelo presidente do IBPecan, Claiton Wallauer, pela vice-presidente Maria Tereza de Carli, pelo coordenador técnico Jaceguay Barros, pela secretária da entidade Michelle Reis, pelos associados e proprietários da Pecantelli, Rene Cantelli e Vanessa Cantelli, e pelos produtores Arlindo Manostica e Vania Manostica.

A Embrapa esteve representada na reunião por Carlos Martins e a Emater por Luciana Fagundes. Também participaram o vice-prefeito de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli, e os secretários da Agricultura, Luis Carlos de Mari, e da Cultura, Evandro Soares.

O ENAPecan é uma realização do IBPECAN com parceria da Embrapa e apoio da Emater e da Pecantelli.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM