Entregas mensais de fertilizantes no Brasil voltam a superar 5 mi t, aponta Anda

O total de entregas de agosto só perde para o recorde de 5,5 milhões de toneladas registrado no mesmo mês de 2023.

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,25 milhões de toneladas em agosto de 2025, alta de 2,7% frente ao mesmo mês do ano anterior, superando o patamar de 5 milhões de toneladas pelo segundo mês seguido, de acordo com dados da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda) publicados nesta quinta-feira.

O total de entregas de agosto só perde para o recorde de 5,5 milhões de toneladas registrado no mesmo mês de 2023. Esse período costuma ser de grandes volumes entregues, com a aproximação do plantio da safra de grãos, que concentra a demanda por adubos.

Região do Cerrado Mineiro bate recorde e projeta café premiado para o mundo

No acumulado de janeiro a agosto, as entregas atingiram 30,55 milhões de toneladas, crescimento de 9,3% em comparação a igual período de 2024, afirmou a Anda, que representa importantes empresas do setor, como a Mosaic e a Yara.

O Estado de Mato Grosso, maior produtor de grãos e algodão, manteve a liderança no consumo, com participação de 22,3% do total nacional, o equivalente a 6,81 milhões de toneladas, segundo a associação.

As importações de fertilizantes pelo Brasil, que compra a maior parte de suas necessidades no exterior, somaram 4,60 milhões de toneladas em agosto, aumento de 6,5% sobre igual período do ano anterior. De janeiro a agosto, o total importado atingiu 27,58 milhões de toneladas, com expansão de 11,1%.

A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou agosto de 2025 em 699 mil toneladas, crescimento de 7,1% em relação ao mesmo mês de 2024, e avançou 6,7% no acumulado dos primeiros oito meses do ano para 4,86 milhões de toneladas.

Fonte: Reuters

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM