
Dados da CitrusBR apontam que os estoques de suco (FCOJ) totalizaram 146,3 mil toneladas na safra 2024/25, sendo 25,3% acima do registrado no ciclo anterior.
Depois de terem atravessado quatro temporadas consecutivas em volumes criticamente baixos, os estoques de passagem de suco de laranja (em junho/26) devem registrar certa recuperação na safra 2025/26.
Dados da CitrusBR apontam que os estoques de suco (FCOJ) totalizaram 146,3 mil toneladas na safra 2024/25, sendo 25,3% acima do registrado no ciclo anterior.
Segundo pesquisadores do Cepea, ainda que baixo, esse volume surpreendeu positivamente os agentes de mercado, dada a forte escassez de fruta, que levou os preços da laranja a patamares recordes históricos e impôs grande dificuldade à indústria na produção de um suco com bom ratio.
Agora, com o avanço da safra 2025/26 e a melhoria da qualidade do suco a partir da entrada da laranja pera na moagem, cálculos do Cepea indicam que os estoques podem encerrar a temporada (junho/26) próximo de 200 mil toneladas. Se confirmado, será a primeira vez em meia década que o setor deixará para trás o volume crítico abaixo de 150 mil toneladas.
Pesquisadores do Cepea ressaltam, contudo, que, para que os estoques em junho/26 alcancem esse patamar, será necessário que o consumo volte aos volumes anteriores a 2024/25, que o rendimento de suco se mantenha na média das últimas cinco safras (278 caixas de 40,8 kg por tonelada de suco) e que a indústria processe ao menos 260 milhões de caixas.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Brasil e Costa Rica fortalecem cooperação agrícola e ampliam comércio bilateral
- Anec vê mais soja e menos milho do Brasil na exportação este mês; agosto abaixo do esperado
- União Europeia reconhece o Brasil como livre de gripe aviária
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.