Etanol/Cepea: negócios crescem na última semana do ano

Negócios com etanol crescem no Centro-Sul no fim de 2025. Anidro quase triplica em SP e preços seguem firmes, aponta o Cepea.

Volumes razoáveis de negócios envolvendo etanol foram registrados pelo Cepea nos últimos dias úteis de 2025 em algumas regiões produtoras do Centro-Sul do Brasil. Segundo pesquisadores do Cepea, ainda que muitos agentes de mercado já tivessem antecipado a comercialização visando atender a demanda de combustíveis nos dias de festividade, novas quantidades foram efetivadas no período.

No caso do etanol anidro, os negócios se destacaram em São Paulo, tendo em vista que o volume quase triplicou na comparação semanal. O suporte segue vindo das boas vendas de gasolina C na ponta varejista.

Já no caso do etanol hidratado, no mesmo comparativo, as vendas cresceram 43% nas usinas paulistas. Para estes primeiros dias de janeiro, alguma reposição de volumes deve ser verificada, gerando um movimento de maior liquidez no mercado de combustíveis.

Assim, os preços – que já seguem firmes há semanas – podem manter a trajetória de alta. Dados do Cepea mostram que o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado avança há 12 semanas seguidas em São Paulo, enquanto o do etanol anidro acumula alta há 2 semanas.

Entre 29 de dezembro e 2 de janeiro, o Indicador do etanol hidratado CEPEA/ESALQ em São Paulo fechou em R$ 2,9561/litro, valor líquido de ICMS e PIS/Cofins, representando alta de 0,9% frente à semana anterior.

Para o etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ fechou a R$ 3,3688/litro, valor líquido de impostos, com elevação de 0,59% no mesmo comparativo.

Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM