
Com os atuais 16,3 mi de habitantes, uma nova geração de pessoas chega à região atraída pelo agronegócio que cresceu muito.
O Centro-Oeste registrou no último Censo (2022) um crescimento populacional de 1,23% em relação ao contabilizado no levantamento anterior (2006). A elevação, de acordo com dados projetados pelo IBGE, foi superior à média nacional no período, que foi de 0,52%. Com os atuais 16,3 milhões de habitantes, uma nova geração de pessoas chega à região atraída pelo agronegócio que cresceu muito, mas que agora precisa se organizar para se desenvolver ainda mais.
Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento gerencial do segmento, o Martinelli Advogados, que possui 18 unidades espalhadas por todo o Brasil, irá inaugurar no dia 31 de agosto uma nova unidade do escritório em Sinop (MT). A inauguração contará com a presença do ex-ministro da agricultura e atual coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, que fará uma palestra trazendo um panorama sobre o momento do agro no âmbito tributário e societário.
O município foi escolhido para a abertura da filial, pois está localizado em uma região mais central do estado, o que facilita e contribui no atendimento de todos os clientes do MT de forma rápida e eficaz. O estado do Mato Grosso é um dos estados que mais crescem no Brasil. A região é altamente impulsionada pela produção de grãos e está em busca de se profissionalizar ainda mais. Além disso, observa a chegada de grandes players do mercado.
“Graças ao empenho e coragem dos produtores, o estado cresceu muito não só na produção agrícola, mas também se desenvolveu em infraestrutura. Agora, com a nova geração, desafios surgem para que continue a crescer”, observa Denilson Utpadel, head nacional do escritório e responsável pela nova filial. Ele exemplifica questões ligadas à sucessão das empresas da região, um desafio enfrentado pelos produtores e empresas que buscam, em uma assessoria jurídica e tributária, otimizar processos e trazer mais competitividade para investimentos, tributos, comercialização e fusões e aquisições.
“Um ponto que chama a atenção dos empresários é a reforma tributária que, neste primeiro momento, será sobre o consumo. A tendência é que, logo na sequência, uma reforma sobre a renda também entre em discussão, instante em que também serão alterados pontos importantes sobre o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), o que afeta questões tributárias e societárias. Dessa forma, por se tratar de temas altamente complexos, o Martinelli Advogados busca auxiliar as empresas e produtores do estados nesses novos desafios”, observa Luiz Rodrigo Cappellin, advogado e também responsável pela unidade.
O especialista completa que o Centro-Oeste está de olho no futuro, mas ainda precisa sanar algumas arestas em ajustes tributários para que consiga aumentar ainda mais o seu potencial de desenvolvimento. “Nas questões tributárias, vemos espaço para muito mais profissionalização que, se trabalhada, poderia resultar em mais competitividade para a produção regional. No campo, o agronegócio vai super bem, mas agora precisa olhar para fora”, completa.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Forte demanda de ovos dos EUA mantém exportação brasileira em alta
O aumento nas exportações do produto foi impulsionado, pelo segundo mês consecutivo, pela forte demanda dos Estados Unidos.
Continue Reading Forte demanda de ovos dos EUA mantém exportação brasileira em alta
Empresas em Recuperação Judicial sobem 6,9% no 1º trimestre de 2025
Neste primeiro trimestre 203 empresas saíram da Recuperação Judicial. Destas 80% voltaram a operar sem a supervisão judicial.
Continue Reading Empresas em Recuperação Judicial sobem 6,9% no 1º trimestre de 2025
Fertilizantes/Anda: entregas sobem 17,7% em fevereiro e somam 7 mi de t no 1º bi
O Estado de Mato Grosso manteve a liderança nas entregas, com 1,916 milhão de toneladas no bimestre, o equivalente a 27,1% do total nacional.
Continue Reading Fertilizantes/Anda: entregas sobem 17,7% em fevereiro e somam 7 mi de t no 1º bi
Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro
“A gente espera levar a Estrada de Ferro-118 a leilão ainda neste ano, no segundo semestre”, disse o ministro após o leilão da Rota da Celulose realizado pela B3.
Continue Reading Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro
Mapa participa de entrega de máquinas e equipamentos a municípios baianos
Considerando a atual situação de seca que afeta esses municípios baianos, a entrega desses bens é fundamental para aliviar o sofrimento da população.
Continue Reading Mapa participa de entrega de máquinas e equipamentos a municípios baianos
Valores do frango sobem neste início de maio
De acordo com colaboradores, esse movimento de alta está atrelado ao aumento do poder de compra do consumidor brasileiro.
Continue Reading Valores do frango sobem neste início de maio