Exportação de gado vivo: Secretaria da Agricultura do RJ realiza visita técnica ao Porto do Açu

Objetivo foi conhecer a estrutura do porto e acompanhar o projeto que será iniciado, em escala experimental, para a exportação pelo Terminal Multicargas.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Seappa) realizou uma visita técnica ao Porto do Açu, em São João da Barra, com a participação de produtores rurais, representantes do Sindicato Rural, FAERJ, SENAR, além de técnicos da Pesagro-Rio e da Superintendência de Defesa Agropecuária.

O encontro, realizado neste mês de outubro/25, teve como objetivo conhecer a estrutura do porto e acompanhar de perto o projeto que será iniciado, em escala experimental, para a exportação de gado vivo pelo Terminal Multicargas.

Doença de Pele Nodosa: o vírus que chegou à Espanha e ameaça a pecuária
Foto: Divulgação / Seappa

“Esse é um passo importante para o Rio de Janeiro. Estamos criando condições para que os nossos produtores tenham acesso a novos mercados e possam competir com igualdade com outros estados exportadores. O Porto do Açu tem potencial para se tornar um grande corredor de exportação do nosso agro“, destacou, em nota, o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.

De acordo com a Seappa, a fase experimental servirá para ajustar protocolos, garantir o bem-estar animal e cumprir todas as exigências sanitárias necessárias para a operação.

O projeto representa mais um avanço nas ações para tornar o Rio de Janeiro referência também na exportação pecuária. “Estamos fortalecendo a parceria com o agro fluminense. A proposta é possibilitar que os produtores utilizem o Porto do Açu para o escoamento de suas produções. O porto possui uma estrutura moderna e preparada para movimentar diversos tipos de cargas. Nosso objetivo é mostrar como podemos ampliar a eficiência e a competitividade do setor, garantindo que os produtores tenham acesso a mercados internacionais, melhores preços e maior rentabilidade. Queremos trabalhar lado a lado com os produtores e com todo o setor agro, tendo o Porto do Açu como uma alternativa estratégica e promissora para o escoamento da produção”, ressaltou o CEO do Porto Açu, Eugenio Figueiredo.

Fonte: Ascom Seappa / Governo do RJ

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM