Com produção e logística favorável, país encerrou 2025 com mais de 3 milhões de toneladas exportadas, mantendo liderança global no setor
Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na última terça, (6), o Brasil exportou 452,5 mil toneladas de algodão em dezembro, estabelecendo o maior volume mensal já registrado e superando o recorde anterior de 415,6 mil toneladas, alcançado em janeiro de 2025.
Raphael Bulascoschi, analista de Inteligência de Mercado da StoneX, empresa global de serviços financeiros, explica que o desempenho foi impulsionado pela ampla oferta de pluma após uma colheita recorde em 2025. “Estimamos uma produção de 4,15 milhões de toneladas no ano passado. Essa disponibilidade, aliada a condições logísticas favoráveis, garantiu um ritmo acelerado de embarques no fim do ano”, afirma.
Com isso, o Brasil fechou 2025 com exportações históricas, totalizando pouco mais de 3 milhões de toneladas. “O país manteve a liderança conquistada em 2024 como maior exportador global de algodão”, completa Bulascoschi.
A China foi o principal destino das vendas, seguida por Bangladesh e Paquistão, países com indústrias têxteis de grande relevância mundial.
Para 2026, a expectativa é de uma produção levemente menor. “Os preços internacionais estão bastante baixos, o que tem desestimulado a produção em diversas regiões”, observa o analista. Ainda assim, caso a safra apresente produtividade dentro da normalidade, o Brasil deve continuar ocupando a posição de principal fornecedor global.
Sobre a StoneX
A StoneX é uma empresa global e centenária de serviços financeiros, com presença em mais de 80 escritórios pelo mundo, conectando mais de 480 mil clientes em 180 países. No Brasil, atua em gestão de riscos, banco de câmbio, inteligência de mercado, corretagem, mercado de capitais, investimentos, trading e consultoria em soluções sustentáveis.
VEJA MAIS:
- Bebedouro para o gado na fazenda: existe um tamanho ideal? Confira
- População de javalis atinge quase 20 milhões de animais na Europa e acende alerta sanitário
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.