Exportações de tilápia dobram em faturamento e Aquishow Brasil promove painel para analisar oportunidades

Destaque para os Estados Unidos, nosso mais importante cliente e o maior mercado consumidor do mundo, que adquiriu 95% de nossa tilápia.

O Brasil exportou 3.900 toneladas de peixes de cultivo – especialmente tilápia – no primeiro trimestre de 2025. Esse volume é 89% superior ao do mesmo período do ano passado. Em receita (US$ 18,2 milhões), o crescimento foi de 112%. Destaque para os Estados Unidos, nosso mais importante cliente e o maior mercado consumidor do mundo, que adquiriu 95% de nossa tilápia (equivalente a 2.400 toneladas e US$ 16,2 milhões em receita).

“Esse resultado é maior ano após ano. Com isso, o Brasil – que exporta apenas 3% da produção – torna-se um fornecedor global cada vez mais importante e com um alvo certo: os Estados Unidos”, informa Marilsa Patrício, diretora executiva da Aquishow Brasil 2025, o maior evento da aquicultura nacional, que será realizado em Minas Gerais pela primeira vez, nos dias 27 a 29 de maio de 2025.

Código Florestal completa 13 anos: Brasil preserva mais, mas continua sob pressão internacional

O potencial das exportações de peixes – especialmente de tilápia – leva a Aquishow Brasil a realizar o painel “Mercado de Exportação para a Tilápia Brasileira”, no dia 29.05, às 13:30 horas, no Castelli Master, em Uberlândia (MG).

Para abordar o tema, que desponta como uma oportunidade importante para a piscicultura brasileira, participarão do painel os seguintes especialistas:

Moderador: Hainnan Souza Rocha, mestre e doutorando em desenvolvimento regional pesquisador bolsista em economia agrícola na Embrapa Pesca e Aquicultura

“Exportação de Tilápia: Oportunidades, Ameaças e Movimentos do Mercado Internacional”: Jairo Gund, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA)

“Novos mercados – Os caminhos da exportação: Procedimentos, Padrões e Oportunidades”: Vinicius Orsi, diretor da Ayamo Global Foods

“Estratégias de Acesso para Aquicultores ao Mercado Internacional”: Juliano Kubitza, diretor da Fider Pescados (Grupo MCassab)

Com o slogan “Inovando e Crescendo com a Aquicultura”, a Aquishow Brasil 2025 reunirá todos os elos da cadeia produtiva para apresentação das mais modernas tecnologias em genética, insumos, equipamentos, serviços e produtos e conta com espaço para discussão dos temas mais importantes para a atividade, objetivando realização de negócios, trocas de informação e aperfeiçoamento das práticas de produção.

Além da exposição comercial, palestras e painéis, a Aquishow Brasil promove torneios (Tarrafeador de Ouro) e jogos de conhecimento (AquaQuiz). Outro destaque são as premiações especiais para reconhecer as pessoas que contribuem para o contínuo crescimento da aquicultura, como o Prêmio Inovação Aquícola e o Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura – Aline Brun e Geraldo Bernardino).

A Aquishow Brasil 2025 é realizada pela Peixe SP – Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União, tem patrocínio de Governo Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura, Bahia Pesca, Caixa Econômica Federal, Codevasf, Faemg Senar e Sebrae e apoio de Prefeitura Municipal de Uberlândia, Sindicato Rural de Uberlância, Universidade Federal de Uberlândia, Emater Minas Gerais e Núcleo Sindicato Rurais e Governo do Estado de Minas Gerais.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM