
Feira ranqueada da raça holandesa e que participa do Circuito Exceleite destaca avanços em genética e bem-estar animal.
A qualidade e a evolução da genética leiteira estarão presentes na Exposição Aratiba Leite Show, a 2ª feira oficial ranqueada da raça holandesa promovida pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), que acontece entre os próximos dias 2 e 5 de outubro. Com uma boa aceitação de inscrições por parte dos criadores, a programação vai ocorrer no Parque Municipal de Eventos Mário Francisco Dal Lago, de Aratiba (RS). A participação pontua no Circuito Exceleite 2025/2026.
O presidente da Gadolando, Marcos Tang, lembra que a Exposição de Aratiba é a primeira ranqueada no pós Expointer dentro do circuito Exceleite e reúne um nicho muito importante da região de Erechim e arredores, “onde o leite está em franco crescimento”. Destaca também que é possível participar deste concurso com as vacas ainda competindo neste ano vigente já valendo para o próximo ciclo, o que exige planejamento técnico e de manejo por parte dos criadores. “Isto dá uma noção de amplitude e mostra que o criador preparando estrategicamente o seu animal, com muito conforto e bem-estar, vai ajudá-lo a produzir por muito tempo e competir”, explica, colocando que o produtor entende que não pode apostar todas as fichas em apenas um momento, é preciso pensar em todo o circuito.
Tang reforça, ainda, que a Exposição de Aratiba é uma vitrine de tecnologia, genética e bem-estar animal. O evento promove a troca de informações entre criadores, técnicos e consumidores, fortalecendo a integração da cadeia produtiva do leite. “Aratiba entra definitivamente no hall das nossas feiras oficiais. É motivo de orgulho ver uma região do Estado mostrando tanto avanço na pecuária leiteira. A feira é também um espaço de encontro, aprendizado e diálogo, valores que consideramos essenciais para o crescimento do setor”, observa.
VEJA TAMBÉM:
- Tribunal do Cade mantém medida preventiva sobre moratória da soja, com efeito a partir de 2026
- Venda de R$ 675 milhões da MBRF à Minerva é barrada pelo ‘Cade’ uruguaio
- Colheita de milho safrinha é concluída no PR, diz Deral; trigo está 53% colhido
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.