Famato e Câmara de Comércio Brasil-Califórnia estreitamente laços para conexões o agronegócio mato-grossense

O encontro marcou o início de uma abordagem estratégica entre Mato Grosso e os Estados Unidos, com foco na promoção de exportações, inovação e atração de investimentos.

Na segunda-feira (19/05), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, recebeu em Cuiabá a visita institucional de Felipe Cusnir, presidente da Câmara de Comércio Brasil Califórnia (BCCC). O encontro marcou o início de uma abordagem estratégica entre Mato Grosso e os Estados Unidos, com foco na promoção de exportações, inovação e atração de investimentos em infraestrutura logística, energia e tecnologia voltadas ao agronegócio.

A agenda foi viabilizada por meio de uma articulação do escritório Nelson Wilians Advogados (NWADV), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT). A busca iniciativa conecta o setor produtivo mato-grossense ao ecossistema de inovação e comércio internacional norte-americano.

Exportação de carne bovina bate recorde

Durante uma visita, o superintendente do Sistema Famato, Cleiton Gauer, apresentou um panorama completo do agronegócio estadual, destacando a força econômica do setor, o perfil dos produtores, os sistemas produtivos adotados e os desafios enfrentados, principalmente fora da porteira. “O agro é o motor da economia e gera renda para o país. Embora haja espaço para evolução dentro das propriedades, os principais gargalos estão relacionados à infraestrutura e logística”, observou Gauer.

Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil e detém o maior rebanho bovino do país, com aproximadamente 32 milhões de cabeças. A prática do plantio direto e o uso intensivo da terra, com possibilidade de duas safras ao ano, demonstram a eficiência do modelo produtivo mato-grossense.

Para o presidente da Famato, a aproximação com o BCCC é estratégica. “A visita do presidente da BCCC reforça a importância de estabelecermos parcerias internacionais que contribuem para o desenvolvimento sustentável do nosso agronegócio. A troca de experiências e a busca por inovação são fundamentais para mantermos Mato Grosso na liderança da produção agropecuária”, afirmou Vilmondes Tomain.

Felipe Cusnir, presidente do BCCC, elogiou o potencial de Mato Grosso e defendeu a criação de uma ponte de inovação entre o estado e a Califórnia. “Estamos vendo a grandiosidade e a eficiência do agronegócio mato-grossense. Vemos uma oportunidade única de conectar o ecossistema de inovação da Califórnia com o setor produtivo de Mato Grosso, promovendo investimentos e parcerias que beneficiam ambos os lados”, declarou.

Também participaram da reunião os diretores da Famato Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo e Financeiro), além de Jéssica Gimenes, Gerente de Inovação e Agronegócio no Agrihub.

Fonte: Famato

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM