A nota conclui que o baixo preço atual do grão constitui um sério risco fiscal para o Estado e para municípios que dependem da cadeia orizícola.
A equipe econômica da Farsul divulgou, nesta quinta-feira (18), nota técnica acerca da baixa do preço do arroz e seu impacto direto no ICMS arrecadado por municípios em que a cultura tem forte presença.
Entre janeiro e dezembro de 2025, o preço do arroz teve uma queda acumulada de 47%, um reflexo do expressivo aumento na produção, o que gerou um ciclo de desvalorização muito forte.
A nota destaca a forte correlação entre a variação do preço do grão e a variação no ICMS recolhido, e que os impactos dessa queda vão ser sentidos principalmente em municípios que, além da produção, também fazem o beneficiamento e industrialização do produto.
A nota conclui que o baixo preço atual do grão constitui um sério risco fiscal para o Estado e para municípios que dependem da cadeia orizícola.
Confira a nota na íntegra:
Fonte: Farsul
VEJA TAMBÉM:
- Fundo Amazônia aprova mais de R$ 2 bilhões em 2025 e amplia escala de atuação
- ABCZ diploma Diretoria eleita para o triênio 2026-2028
- Metade das propriedades rurais de São Paulo já está em dia com a regularização ambiental
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.