
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta sexta-feira, 16, a suspensão das exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul
São Paulo, 16 – O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta sexta-feira, 16, a suspensão das exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul, após a confirmação de um caso de influenza aviária em uma granja comercial na cidade de Montenegro. A medida segue os protocolos sanitários internacionais, segundo o ministro.
“Suspendemos exportações de frango do Rio Grande do Sul cumprindo o protocolo”, afirmou, em entrevista à CNN Brasil.
Apesar da suspensão temporária, Fávaro destacou que os embarques anteriores seguem válidos: “Não há prejuízo comercial para carne de frango que foi produzida e exportada até ontem.”
O ministro disse ainda que o governo trabalha para reverter a situação o quanto antes: “Esperamos restabelecer a normalidade antes dos 60 dias previstos no protocolo de autosuspensão.”
Esta é a primeira ocorrência de gripe aviária em granja comercial no Brasil, desde que os primeiros casos em aves silvestres foram registrados em 2023.
A confirmação acendeu um alerta nas autoridades sanitárias e levou à adoção imediata de um conjunto de medidas para conter o avanço da doença.
VEJA MAIS:
- Salve seu rebanho! Saiba o que fazer em emergências com bovinos e evite perdas
- Por que está fazendo tanto frio? Veja o que explica a queda nas temperaturas
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.