
A zona de controle sanitário inclui um raio de 10 quilômetros ao redor do foco, onde há bloqueio total e monitoramento constante
São Paulo, 16 – Após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS), o Ministério da Agricultura adotou medidas rigorosas para conter a disseminação da doença. “Assim que os animais começaram a ter sintomas de gripe aviária, a região foi bloqueada”, disse o ministro Carlos Fávaro, em entrevista à CNN Brasil.
A zona de controle sanitário inclui um raio de 10 quilômetros ao redor do foco, onde há bloqueio total e monitoramento constante. “Todas as granjas nesse raio estão sendo monitoradas”, afirmou Fávaro. Além disso, foram instaladas barreiras sanitárias e a região está em estado de alerta.
O governo também está atuando na rastreabilidade de materiais vindos da granja afetada. “Rastreamos o fluxo de ovos férteis da granja com foco de gripe aviária e eles serão inutilizados”, acrescentou o ministro.
Fávaro disse ainda que não há, até o momento, indícios de outros casos em granjas comerciais vizinhas. “Não há indícios de outros casos de gripe aviária em granjas próximas ao foco em Montenegro (RS)”, garantiu.
No entanto, as autoridades ainda investigam a origem do vírus: “Não sabemos ainda a origem do caso de gripe aviária em granja comercial de Montenegro.”
O foco principal das medidas, segundo o ministro, é evitar que o vírus se espalhe para outras unidades produtivas. “O foco das medidas sanitárias é que a gripe aviária não adentre em demais granjas comerciais”, ressaltou.
VEJA MAIS:
- Salve seu rebanho! Saiba o que fazer em emergências com bovinos e evite perdas
- Onças invadem fazendas e prefeitura alerta moradores da zona rural
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.