Trata-se da fazenda Kirongozi, a propriedade tem 108 alqueires, o equivalente a 260 hectares, e custa cerca de alguns milhões; Veja o vídeo!
O ex-Presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, já trabalhou no campo e ajudou seu pai na criação de bois no estado de São Paulo. Trata-se da fazenda Kirongozi. Segundo divulgado por Bolsonaro, ele e seus irmãos viveram no local por três anos, enquanto o pai cuidava da propriedade. Conheça a “Fazenda de Bolsonaro”, veja o vídeo!
Segundo o atual morador do lugar, a propriedade tem 108 alqueires, o equivalente a 260 hectares, e custa cerca de alguns milhões. Entretanto, apesar do grande interesse de grandes pecuaristas e apoiadores de Bolsonaro pela fazenda, as informações são de que ela não está à venda.
O presidente Jair Bolsonaro visitou, em agosto, o sítio onde morou na adolescência em Eldorado, no interior de São Paulo. Em transmissão ao vivo nas suas redes sociais, o presidente e sua equipe – todos sem máscara – fizeram um recorrido de quase uma hora pela fazenda na companhia do atual proprietário.
Bolsonaro chegou a reencontrar um trator antigo que utilizava na época em que morou no local com os pais e os irmãos. Em meio às lembranças do trabalho no campo e dos estudos na cidade próxima, o presidente evitou fazer comentários sobre política e economia.
Ainda segundo o ex-Chefe do Executivo, a lida na Fazenda era com a criação de gado Nelore, basicamente, e ele e os irmãos ajudavam o pai no dia a dia das atividades. A raça está presente em cerca de 80% do rebanho nacional, sendo uma das mais bem adaptadas e selecionadas para o perfil da pecuária brasileira.
Durante a live, que durou 48 minutos, Bolsonaro apresentou os cômodos da casa onde morou, contou histórias de quando era adolescente. “Meu pai administrou essa fazenda por três anos. […] Era quase uma agricultura de pecuária de subsistência”, disse.
“Meu pai administrou essa fazenda por três anos. […] Era quase uma agricultura de pecuária de subsistência”, disse.
Conheça a “Fazenda onde Bolsonaro criava Nelore”
O mito relatou que tinha fila para ir no único banheiro da casa. “O grande problema: oito pessoas nessa casa. Toda vez que tinha vontade de ir no banheiro, não é que estava ocupado, não: já tinha fila”, contou ele, gargalhando.
A propriedade de aproximadamente 260 hectares, disse, é de Jorge Alves Lima, para quem o pai de Bolsonaro trabalhava como administrador da fazenda. Moravam na residência os pais do presidente, ele –à época com 15 anos– e 5 irmãos.
Imagens da visita a fazenda







- Piloto voa em drone agrícola de R$ 300 mil e vídeo viraliza; conheça o DJI Agras T100
- Gesso agrícola: Quando utilizar? Veja as regras de ouro para não errar na lavoura
- Altura do cocho influencia a saúde do cavalo e pode prevenir cólicas e dores na coluna
- Café lidera alta de alimentos – mais de 40% – no Brasil e pressiona o consumidor, aponta Neogrid
- Frio ártico paralisa fazendas nos EUA, ameaça bezerros e pode reduzir oferta global de carne
Antes de ir a fazenda, o chefe do ex-Executivo encontrou sua mãe, Olinda Bonturi Bolsonaro, de 94 anos, que, segundo ele, está com problemas de saúde. “Visita a nossa vozinha Olinda”, escreveu o senador Flávio. Na imagem publicada em suas páginas oficiais nas redes sociais, além dele e Olinda, estão o pai, o deputado Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro.
O presidente dirigiu um trator, entrou em todos os cômodos da propriedade e conversou com o atual morador da casa. Lembrou histórias de quando era jovem e aproveitou o tempo. A publicação não tem cunho político, é apenas uma informação e curiosidade sobre o meio rural e uma figura pública como Bolsonaro.
Piloto voa em drone agrícola de R$ 300 mil e vídeo viraliza; conheça o DJI Agras T100
Equipamento de grande porte, o DJI Agras T100, capaz de transportar até 100 kg e cobrir 34 hectares por hora, virou assunto nas redes após manobra ousada de piloto de drone agrícola no Pará — episódio reacende debate sobre inovação e segurança no agro
Gesso agrícola: Quando utilizar? Veja as regras de ouro para não errar na lavoura
Descubra quando utilizar Gesso agrícola e veja as regras de ouro para aplicar. Aumente a raiz e a produtividade da sua lavoura com gessagem correta.
Continue Reading Gesso agrícola: Quando utilizar? Veja as regras de ouro para não errar na lavoura
Altura do cocho influencia a saúde do cavalo e pode prevenir cólicas e dores na coluna
Manter a alimentação próxima ao chão respeita a biologia do cavalo, melhora postura, digestão e respiração, reduz o estresse e ajuda a prevenir cólicas, dores musculares e problemas dentários. Entenda por que cochos baixos são a escolha mais recomendada no manejo moderno.
Café lidera alta de alimentos – mais de 40% – no Brasil e pressiona o consumidor, aponta Neogrid
Mesmo com safra maior, redução na oferta de arábica e fatores climáticos sustentaram a escalada dos preços; especialistas projetam inflação mais moderada em 2026, mas ainda sensível ao cenário global
Frio ártico paralisa fazendas nos EUA, ameaça bezerros e pode reduzir oferta global de carne
Tempestade histórica com neve, gelo e frio ártico alcança 28 estados, onda de frio nos EUA, pressiona produtores e pode gerar reflexos no mercado pecuário nos próximos meses
ALERTA: Ciclone traz chuva de 100 mm e ventos intensos de 100 km/h; veja onde o tempo piora
Aviso meteorológico do Inmet classificado como “perigo” indica tempestades, chuva forte, risco de granizo e possibilidade de danos à rede elétrica, lavouras e infraestrutura em diversas regiões do país






