Trata-se da fazenda Kirongozi, a propriedade tem 108 alqueires, o equivalente a 260 hectares, e custa cerca de alguns milhões; Veja o vídeo!
O ex-Presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, já trabalhou no campo e ajudou seu pai na criação de bois no estado de São Paulo. Trata-se da fazenda Kirongozi. Segundo divulgado por Bolsonaro, ele e seus irmãos viveram no local por três anos, enquanto o pai cuidava da propriedade. Conheça a “Fazenda de Bolsonaro”, veja o vídeo!
Segundo o atual morador do lugar, a propriedade tem 108 alqueires, o equivalente a 260 hectares, e custa cerca de alguns milhões. Entretanto, apesar do grande interesse de grandes pecuaristas e apoiadores de Bolsonaro pela fazenda, as informações são de que ela não está à venda.
O presidente Jair Bolsonaro visitou, em agosto, o sítio onde morou na adolescência em Eldorado, no interior de São Paulo. Em transmissão ao vivo nas suas redes sociais, o presidente e sua equipe – todos sem máscara – fizeram um recorrido de quase uma hora pela fazenda na companhia do atual proprietário.
Bolsonaro chegou a reencontrar um trator antigo que utilizava na época em que morou no local com os pais e os irmãos. Em meio às lembranças do trabalho no campo e dos estudos na cidade próxima, o presidente evitou fazer comentários sobre política e economia.
Ainda segundo o ex-Chefe do Executivo, a lida na Fazenda era com a criação de gado Nelore, basicamente, e ele e os irmãos ajudavam o pai no dia a dia das atividades. A raça está presente em cerca de 80% do rebanho nacional, sendo uma das mais bem adaptadas e selecionadas para o perfil da pecuária brasileira.
Durante a live, que durou 48 minutos, Bolsonaro apresentou os cômodos da casa onde morou, contou histórias de quando era adolescente. “Meu pai administrou essa fazenda por três anos. […] Era quase uma agricultura de pecuária de subsistência”, disse.
“Meu pai administrou essa fazenda por três anos. […] Era quase uma agricultura de pecuária de subsistência”, disse.
Conheça a “Fazenda onde Bolsonaro criava Nelore”
O mito relatou que tinha fila para ir no único banheiro da casa. “O grande problema: oito pessoas nessa casa. Toda vez que tinha vontade de ir no banheiro, não é que estava ocupado, não: já tinha fila”, contou ele, gargalhando.
A propriedade de aproximadamente 260 hectares, disse, é de Jorge Alves Lima, para quem o pai de Bolsonaro trabalhava como administrador da fazenda. Moravam na residência os pais do presidente, ele –à época com 15 anos– e 5 irmãos.
Imagens da visita a fazenda







- Integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho acelera decisões na fazenda
- Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço
- Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda
- Governo Federal ajusta Plano Clima e amplia incentivos ao agro após pressão do setor
- Comissão aprova uso de R$ 500 milhões de fundo garantidor para crédito da agricultura familiar
Antes de ir a fazenda, o chefe do ex-Executivo encontrou sua mãe, Olinda Bonturi Bolsonaro, de 94 anos, que, segundo ele, está com problemas de saúde. “Visita a nossa vozinha Olinda”, escreveu o senador Flávio. Na imagem publicada em suas páginas oficiais nas redes sociais, além dele e Olinda, estão o pai, o deputado Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro.
O presidente dirigiu um trator, entrou em todos os cômodos da propriedade e conversou com o atual morador da casa. Lembrou histórias de quando era jovem e aproveitou o tempo. A publicação não tem cunho político, é apenas uma informação e curiosidade sobre o meio rural e uma figura pública como Bolsonaro.
Integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho acelera decisões na fazenda
Sincronização entre plataformas – integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho – reúne dados de cio, saúde e desempenho das vacas em uma única tela e fortalece a pecuária leiteira orientada por dados
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço
Estimativas apontam que mercado dos Estados Unidos deve apresentar crescimento significativo em 2026 e 2027, dado o efeito rebote da normalização.
Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda
Com a extensão, acertada na segunda-feira, 15, o período passa a valer até 15 de fevereiro de 2026, segundo Fato Relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Continue Reading Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda
Governo Federal ajusta Plano Clima e amplia incentivos ao agro após pressão do setor
Medidas buscam equilibrar compromisso climático com apoio produtivo; agronegócio reforça papel estratégico na economia e na agenda ambiental.
Comissão aprova uso de R$ 500 milhões de fundo garantidor para crédito da agricultura familiar
A proposta (PL 2213/25), já aprovada pelo Senado, altera a lei do Pronampe. O texto segue agora para análise do Plenário.
Codefat aprova calendário do abono salarial de 2025
Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento, no caso do PIS, e no número final de inscrição, no caso do Pasep.
Continue Reading Codefat aprova calendário do abono salarial de 2025






