Federarroz recomenda adesão a contrato público de opção e venda de arroz

Entidade orienta produtores gaúchos a participarem do certame lançado pelo governo federal diante da crise do setor.

A Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) divulgou nesta quarta-feira, 20 de agosto, nota orientativa sobre a publicação da Portaria Interministerial MAPA/MF/MDA nº 26/2025, que estabelece os parâmetros para o lançamento do Contrato de Opção e Venda Público para o arroz longo fino em casca, tipo 1, da safra 2024/2025.

No comunicado, a entidade ressalta que o atual cenário da orizicultura no Estado é marcado por elevada produção e preços de mercado que não cobrem os custos da maioria dos produtores. A avaliação é de que a adesão ao mecanismo oficial pode reduzir a oferta de grão no mercado livre, favorecendo a manutenção de produtores na atividade e criando condições mínimas para a próxima safra.

A moratória da soja e o impacto ao produtor rural

A Federarroz enfatiza que a orientação se justifica pela atual conjuntura enfrentada pelo setor arrozeiro e que a medida representa, neste momento, alternativa estratégica para garantir a continuidade da produção e a segurança alimentar da população.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM