“Considerando uma hipótese bastante otimista, serão necessários pelo menos dez anos até que consigamos atualizar os estudos, lançar o edital, superar os obstáculos ambientais e concluir esse projeto”, disse secretário executivo do Ministério dos Transportes.
Em uma entrevista coletiva realizada ontem, o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, revelou que a Ferrogrão, ferrovia projetada para conectar o porto de Miritituba, no Pará, ao município de Sinop, no Mato Grosso, exigirá no mínimo uma década para ser finalizada. Santoro ressaltou que os estudos para a construção da ferrovia estão desatualizados.
A Ferrogrão é considerada uma peça-chave para o escoamento eficiente da produção agrícola da região Centro-Oeste até os portos do Norte do país. No entanto, os estudos para sua implementação foram interrompidos anteriormente por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Somente no início deste mês, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, acatou o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e autorizou a retomada dos processos de construção da ferrovia.
“Conseguimos reverter a decisão do STF para atualizar os estudos. Eles estão consideravelmente desatualizados. Financeiramente, o custo inicial foi estimado em 13 bilhões de reais, mas se atualizarmos monetariamente, o valor chega a quase 30 bilhões. É necessário voltar a campo para verificar se as condições geológicas e ambientais permanecem as mesmas de uma década atrás”, explicou Santoro durante a entrevista coletiva em São Paulo, que contou com a presença de correspondentes estrangeiros.
O secretário acrescentou: “Considerando uma hipótese bastante otimista, serão necessários pelo menos dez anos até que consigamos atualizar os estudos, lançar o edital, superar os obstáculos ambientais e concluir esse projeto”.
Enquanto isso, o governo trabalhará na melhoria das condições da BR-163, rodovia que também passa pela região e é crucial para o escoamento da produção agrícola. Santoro informou que o governo pretende modificar os contratos de concessão de diversas estradas, incluindo a BR-163. Para isso, aguarda uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), prevista para o dia 21 de junho.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Conheça o Bashkir Curly, o cavalo de cachos dourados que ninguém sabe de onde veio
Com origem envolta em mistério, o Bashkir Curly é uma das raças mais intrigantes do mundo, conhecida por sua pelagem cacheada, resistência ao frio e temperamento dócil, além de encantar por suas características hipoalergênicas.
Continue Reading Conheça o Bashkir Curly, o cavalo de cachos dourados que ninguém sabe de onde veio
Conheça a raça Caruncho Três Cores, suínos que conquistaram o “Rei do Nelore”; vídeo
Os porcos Caruncho em risco de extinção são preservados por seu valor gastronômico, rusticidade e ligação com a história rural do país.
Você sabe qual cruzamento é esse? Pecuaristas apostam nessa revolução com o gado Nelore
Resultado da união entre rusticidade tropical e marmoreio europeu, o cruzamento entre o Nelore e o Galloway tem ganhado força entre pecuaristas brasileiros que buscam alta eficiência produtiva e carne de qualidade superior
Gusttavo Lima – o Embaixador – investe forte no Quarto de Milha e protagoniza uma nova era na raça
Cantor que conquistou os palcos do Brasil sela uma nova fase como criador e investidor. Ao lado de Simone Mendes, Xand Avião, JGC Ranch e outros nomes fortes, Gusttavo Lima chega para mudar o jogo.
Conheça o Capitão Steak: corte “dos Flintstones” que conquistou o churrasco brasileiro
Reunindo até seis tipos de carne em uma única peça, o Capitão Steak – também chamado de Bife dos Flintstones – vem ganhando espaço nas grelhas do país com seu sabor intenso, visual imponente e toque histórico.
Alerta de tempestades: Inmet prevê chuvas de até 100 mm e ventos acima de 100 km/h no Sul e Centro-Oeste neste domingo
Frente fria associada a ciclone extratropical pode provocar fenômenos severos como tempestades, granizo, tornados e downbursts em MS, RS, SC e PR; risco se estende ao Sudeste na segunda-feira





