Ação conjunta do Ibama e Receita Federal impede envio de material biológico e sucatas para Hong Kong; multas aplicadas ultrapassam R$ 84 mil
Em um esforço conjunto para coibir crimes ambientais nas fronteiras aéreas, a Receita Federal e o Ibama impediram o envio de materiais proibidos para o exterior através do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A fiscalização, ocorrida na última quarta-feira (19), faz parte do escopo da Operação Hermes.
O principal flagrante envolveu uma passageira de nacionalidade chinesa, residente no Brasil, que tentava embarcar para Hong Kong. Durante a inspeção, os agentes descobriram que suas quatro malas despachadas não continham vestuário, mas estavam repletas de barbatanas de tubarão desidratadas. O material, que pesava aproximadamente 48 kg, estava fracionado em embalagens plásticas de 1 kg.
Além deste caso, as equipes interceptaram, no mesmo dia, uma segunda carga irregular contendo mais 14 kg de barbatanas e 70 kg de resíduos eletrônicos (carcaças de celulares).
Motivação e penalidades
As barbatanas de tubarão são itens de alto valor no mercado negro asiático, utilizadas para fins culinários e medicinais, o que fomenta a caça predatória. Já o transporte de lixo eletrônico sem as devidas licenças viola regulamentações internacionais de resíduos.
Como consequência das infrações, foram aplicadas multas que, somadas, atingem o valor de R$ 84,7 mil.
Próximos passos
O material biológico confiscado passará por análise de DNA para determinar as espécies abatidas, gerando dados estatísticos para o controle ambiental. Após a perícia, tudo será destruído. A Operação Hermes segue ativa com o objetivo de monitorar cargas que necessitam de aval ambiental, combatendo a biopirataria e o tráfico internacional de recursos naturais.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Fazenda leiteira automatizada cuida de 500 vacas com só um funcionário
- Pesquisadores identificam substância inédita e promissora para o desenvolvimento de novos bioinsumos
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.