Cães sofrem com fogos e barulho no fim do ano; veja como reduzir o estresse e como Zylkene® ajuda a manter equilíbrio e bem-estar emocional.
Dezembro e janeiro são meses em que as famílias aproveitam para viajar, reunir-se com familiares e celebrar festas. Esse período costuma ser marcado por música alta, grande movimentação de pessoas e uso de fogos de artifício, especialmente no Natal e no Ano Novo. “Essa combinação de fatores pode desencadear estresse e ansiedade em muitos cães, principalmente nos mais sensíveis aos ruídos altos e à mudança de rotina”, alerta a médica-veterinária Patricia Guimarães, Coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal.
Além disso, muitas famílias optam por deixar os cães sozinhos em casa. Para animais mais sensíveis, a ausência do tutor somada aos ruídos intensos pode intensificar a ansiedade e, na tentativa de buscar abrigo, aumentar o risco de acidentes, como fugas, ferimentos, destruição de objetos ou quedas.
Quando a experiência é muito aversiva, o impacto emocional pode se prolongar, resultando em alterações de comportamento, maior reatividade a sons e dificuldade em recuperar o estado de calma. Episódios repetidos de medo intenso podem contribuir para o surgimento ou agravamento de quadros ansiosos, inclusive comportamentos associados à ansiedade de separação, já que o tutor é a principal referência de segurança para o animal.
O estresse e a ansiedade elevados podem se manifestar por sinais como tremores, vocalização excessiva, hiperatividade, postura curvada, rabo entre as patas, tentativas de fuga, agressividade reativa e até automutilação. Estas respostas estão relacionadas à sensibilidade auditiva dos cães, que percebem os sons em intensidades e frequências que muitas vezes passam desapercebidas pelos humanos. Por isso, os estouros de fogos e músicas muito altas podem ser ainda mais intensos e assustadores para eles.
“Algumas medidas podem reduzir significativamente os impactos negativos desse período intenso. O tutor pode preparar um local aconchegante e seguro, acostumá-lo a sons semelhantes aos de fogos, oferecer petiscos de forma estratégica, garantir passeios e brincadeiras para cansá-lo nos dias de maior barulho e, sempre que possível, permanecer próximo durante a queima de fogos“, orienta Patricia.
Além dessas práticas, a indústria de saúde animal oferece soluções para o manejo do estresse e da ansiedade de cães em momentos de maior sensibilidade. Desenvolvido pela Vetoquinol Saúde Animal, Zylkene® é um suplemento alimentar indicado para cães de todas as idades, composto de proteína hidrolisada de leite, uma alternativa natural que não provoca sonolência ou sedação.
“Além de outras medidas, o tutor pode administrar Zylkene® de um a sete dias antes dos períodos de barulho mais intenso, ajudando o cão a enfrentar a situação com mais equilíbrio emocional“, completa a veterinária. Zylkene® é uma das soluções da Vetoquinol que promovem o bem-estar e apoiam a saúde emocional dos cães.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença global e faturamento de € 539 milhões em 2024. Com mais de 90 anos de atuação, a empresa cresce no Brasil desde 2011, oferecendo medicamentos e suplementos para produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo fortalecimento do portfólio e por aquisições estratégicas, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019. No Brasil, a empresa mantém sede administrativa em São Paulo (SP) e fábrica em Aparecida de Goiânia (GO), gerando mais de 2,5 mil empregos globalmente.
VEJA MAIS:
- Cavalo Crioulo movimenta R$ 5,36 bilhões e gera mais de 160 mil empregos no Brasil
- Rodeio de touros: tudo o que você precisa saber para apreciar as disputas
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.