Líder consolidada há anos, a Toyota Hilux nunca foi ameaçada no mercado. Mas agora a Ford Ranger caminha para isso
Lançada em junho de 2023, a Ford Ranger tem registrado um crescente sucesso no mercado brasileiro. Após um início modesto, a caminhonete média alcançou um recorde de vendas em junho, consolidando-se como uma séria concorrente para a Toyota Hilux, líder do segmento há anos.
Com um total de 3.026 unidades vendidas, a Ford Ranger estabeleceu um novo marco para essa geração. Embora ainda esteja 869 unidades atrás da Hilux e temporariamente ofuscada pela Volkswagen Saveiro, uma caminhonete compacta que se interpõe entre as duas, a distância diminuiu significativamente em relação ao mês anterior, quando a Ranger vendeu 2.306 unidades contra 3.393 da Hilux.
A estratégia da Ford inclui um forte investimento na nacionalização da Ranger. A montadora iniciou a produção dos motores 2.0 e V6 na Argentina, visando aumentar a produção e as vendas da caminhonete. Especialistas do setor automotivo estão observando de perto para ver se a Ranger conseguirá, a longo prazo, ultrapassar a líder do mercado.
A Chevrolet, com sua S10, também tentou alcançar a liderança no passado, mas perdeu fôlego recentemente. Em junho, a S10 ficou em sétimo lugar nas vendas, atrás até mesmo da Montana, outro modelo da Chevrolet. Entre outras competidoras, a Renault Oroch se destacou, mantendo-se em nono lugar com vendas robustas, enquanto a Nissan Frontier completou o top 10, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No segmento de caminhonetes maiores, a Ram 1500 foi a mais vendida, com 265 unidades. Em comparação, a Fiat Titano e a Volkswagen Amarok enfrentaram dificuldades, com 677 e 702 unidades vendidas, respectivamente, refletindo um desempenho abaixo do esperado no mercado.
A disputa pelo domínio no mercado de caminhonetes continua acirrada. Com a Ford Ranger ganhando terreno, a competição promete novos capítulos nos próximos meses, possivelmente alterando a dinâmica de poder neste lucrativo segmento do mercado automobilístico.

Caminhonetes e picapes mais vendidas de junho de 2024 e a posição da Ford Ranger
- Fiat Strada – 7.551 unidades
- Fiat Toro – 4.780 unidades
- Toyota Hilux – 3.895 unidades
- Volkswagen Saveiro – 3.182 unidades
- Ford Ranger – 3.026 unidades
- Chevrolet Montana – 2.349 unidades
- Chevrolet S10 – 2.197 unidades
- Ram Rampage – 1.968 unidades
- Renault Oroch – 861 unidades
- Nissan Frontier – 788 unidades
Acha que a Ford Ranger vai passar a Toyota Hilux ou não?
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Operação partiu de Viracopos (SP) e foi acompanhada pela Vigilância Agropecuária Internacional; nova logística reduz o tempo de transporte e preserva a qualidade dos alimentos. Proposta apresentada pelo governador Eduardo Leite prevê expansão da área irrigada e investimentos em infraestrutura hídrica para fortalecer a produção agrícola no estado. Com uma década de atuação, o programa Óleo Amigo alcança recorde de coleta em 2025 e evita a contaminação de 1 trilhão de litros de água ao converter resíduos em energia limpa através da Biopower Resultado foi impulsionado pelo aumento expressivo do volume exportado e gerou superávit de US$ 10,5 bilhões no período. O volume representa uma queda de 24% em relação à semana anterior e de 2% na comparação com a média das últimas quatro semanas. Continue Reading Exportadores dos EUA vendem 1,53 milhão de t de milho da safra 2025/26, diz USDA Após uma década de retração, o estado paranaense volta a expandir sua área produtiva, consolidando-se como um dos pilares da pomicultura nacional com foco na Região Metropolitana de Curitiba. Continue Reading 3º maior do país: Paraná amplia protagonismo no cultivo de peraPela primeira vez, Brasil exporta hortifrútis frescos em voo direto para a Ilha do Sal
Ministro Carlos Fávaro discute ampliação da irrigação no Rio Grande do Sul para reduzir impactos das estiagens
JBS transforma 50 milhões de litros de óleo de cozinha em biodiesel por meio de programa sustentável
Exportações do agro somam US$ 12,05 bilhões em fevereiro e registram recorde para o mês
Exportadores dos EUA vendem 1,53 milhão de t de milho da safra 2025/26, diz USDA
3º maior do país: Paraná amplia protagonismo no cultivo de pera





