O presidente Lula (PT) comparou o Congresso Nacional a uma “raposa cuidando do galinheiro”, referindo-se ao marco temporal. A declaração, feita durante a COP28 ainda mostrou alinhamento junto ao STF para comandar o país.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou uma nota neste domingo (3/12) em resposta ao discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Conferência das Nações Unidas para Mudança do Clima (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes. O presidente, ao se referir ao Marco Temporal para demarcação de terras indígenas, chamou o Congresso Nacional de uma “raposa cuidando do galinheiro”.
Ao afirmar que a única chance era a votação na Suprema Corte e vetar propostas do Congresso, a FPA entende que Lula indica uma preferência pelo governo em parceria com o Supremo Tribunal Federal em detrimento do diálogo com o Parlamento.
A preocupação se estende para a democracia e a representatividade, conforme Lula alerta sobre o aumento da extrema direita no Brasil e no mundo. Agropecuaristas expressam receio de uma democracia petista que possa não considerar a multiplicidade de opiniões, liberdade de expressão e o futuro do Brasil como nação.
Leia a nota na íntegra:
“A Frente Parlamentar da Agropecuária chama a atenção para a gravidade do discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 28). Durante seu discurso, comparou o Congresso Nacional a uma “raposa cuidando do galinheiro” ao se referir ao tema do Marco Temporal.
Enquanto todos os países do globo levam os exemplos de sustentabilidade, temos um presidente que criminaliza a representatividade máxima da população brasileira, os deputados federais e senadores, responsáveis pela construção de legislações íntegras e que promovam a liturgia de direitos iguais, da segurança jurídica e do direito de propriedade, em que o direito de um brasileiro, indígena ou não, não se sobrepõe ao outro.
Ao se alinhar as ditaduras de todo o mundo, Lula sinaliza para a criminalização da produção rural no Brasil, para a fragilização de direitos constitucionais, em busca de perpetuação no poder e de uma democracia fraca, dependente e corrupta, incapaz de debater seriamente um tema que impacta milhares de família brasileiras, expulsas de suas casas em razão de laudos atécnicos e ideológicos. Estamos falando de vidas, famílias brasileiras que produzem de sol a sol e que merecem respeito de todos, em especial dos que governam a nossa nação.
Ao afirmar que “É só olhar a geopolítica do Congresso Nacional que vocês sabiam que a única chance que a gente tinha era a que foi votada na Suprema Corte. E é por isso que eu vetei.”, demonstra que sua intenção é governar com o Supremo Tribunal Federal em detrimento do diálogo com o Parlamento.
No alerta feito por Lula na COP28 sobre o aumento da extrema direita no Brasil e no mundo, fica claro que a democracia petista não alcança a multiplicidade de opiniões, a liberdade de expressão e o futuro do Brasil, independente de partido, mas como nação.
Permaneceremos vigilantes. Nossa política é para brasileiros e para todos os demais países que dependem da produção brasileira para se alimentar.
Frente Parlamentar da Agropecuária”
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Pesquisa aponta prejuízos diretos e indiretos causados pela mastite, doença mais onerosa da pecuária leiteira, e reforça que boas práticas de ordenha são decisivas para reduzir perdas e elevar a qualidade do leite Continue Reading Produtor de leite perde R$ 1.200 por vaca com mastite, mostra estudo Tecnologia “direct to cell” permite conexão direta entre smartphones e satélites – Starlink no celular, sem antena ou sinal de operadora, prometendo o fim das zonas sem cobertura em áreas rurais, estradas e regiões isoladas. Na semana encerrada em 16 de dezembro, segundo dados da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC). A posição líquida comprada diminuiu 18,49% no período, de 190.125 para 154.974 lotes. Continue Reading Fundos reduzem aposta na alta da soja na CBOT na semana até 16 de dezembro Em nota, o presidente da entidade, Denis Dias Nunes, disse que “produtores responderam positivamente e compreenderam a importância de escoar a produção”. Continue Reading Federarroz avalia que leilões da Conab foram um ‘sucesso’ Previsão do Inmet alerta para tempestades severas no Natal com chuvas de até 200mm no Sul. Veja também onde fará calor de 38°C no feriado. Continue Reading Alerta de tempestades severas no Natal: Chuvas de 200mm e calor Da fazenda ao frigorífico, a escolha do caminhão boiadeiro impacta custos, bem-estar animal e eficiência logística; entenda a capacidade de cada modelo usado no Brasil. Continue Reading Quantas cabeças de gado cabem no caminhão boiadeiro? Veja o manual por modeloProdutor de leite perde R$ 1.200 por vaca com mastite, mostra estudo
Starlink no celular já é realidade na América Latina e traz o futuro na palma da mão; confira
Fundos reduzem aposta na alta da soja na CBOT na semana até 16 de dezembro
Federarroz avalia que leilões da Conab foram um ‘sucesso’
Alerta de tempestades severas no Natal: Chuvas de 200mm e calor
Quantas cabeças de gado cabem no caminhão boiadeiro? Veja o manual por modelo





