As medidas francesas, de prevenção reforçadas serão, implementadas para proteger as granjas.
O governo francês colocou todo o país em alerta máximo para a gripe aviária, enquanto o vírus se espalha pela Europa, disse o Ministério da Agricultura na sexta-feira.
A mudança estenderá a exigência de manter os rebanhos de aves dentro de casa, medida já implementada em algumas áreas desde setembro.
“Desde o início de agosto, 130 casos ou aglomerados de gripe aviária foram detectados em animais selvagens ou em fazendas na Europa”, disse o ministério em um comunicado, acrescentando que três casos foram identificados em pássaros de quintal no nordeste da França.
“Medidas de prevenção reforçadas serão, portanto, implementadas para proteger as granjas.”
A exigência de manter os rebanhos dentro de casa será adaptada, no entanto, para levar em consideração as práticas de produção, como a agricultura caipira, disse o ministério.
Em outros lugares da Europa, as autoridades holandesas ordenaram na semana passada que fazendas comerciais mantivessem todos os rebanhos dentro depois que a gripe aviária foi relatada em uma fazenda.
- Luz vermelha no período seco melhora saúde das vacas e impulsiona a lactação seguinte; vídeo
- Onde a terra está mais valorizada no Brasil e quais municípios lideram as buscas
- ALERTA: Previsão do tempo para o Ano Novo traz chuva de até 80 mm e calorão de até 40 °C; veja
- Kaio Jorge, do Cruzeiro, transforma o Natal de um pequeno vaqueiro com um cavalo do Haras KJ
- Terras raras colocam o Brasil no centro da disputa global e reacendem dilema histórico
As medidas da França não ameaçarão o status de livre da gripe aviária que o país garantiu no início de setembro, após uma onda anterior de gripe aviária, acrescentou o ministério.
A França abateu cerca de 3 milhões de aves no inverno passado em sua região de criação de patos no sudoeste, enquanto lutava com a disseminação do vírus de aves selvagens para bandos de aves.
Fonte: Reuters