
Em 2024, a avicultura de corte nacional enfrentou desafios, mas encerrou o ano de forma positiva. O setor foi impulsionado por preços elevados da carne e do animal vivo, reflexo de uma oferta controlada e de demandas internas e externas aquecidas.
O ano de 2024 foi desafiador, mas, no balanço, foi positivo para o setor de avicultura de corte nacional. Esse cenário foi favorecido sobretudo pelos maiores preços de comercialização da carne e do animal vivo, que, por sua vez, tiveram suporte vindo da oferta mais controlada e das aquecidas demandas interna e externa.
Além disso, as quedas nos preços de importantes insumos utilizados na atividade avícola nacional reforçam o contexto positivo ao setor neste ano. Dentre os desafios estiveram, em termos globais, os aumentos nos casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em muitos países.
No Brasil, obstáculos foram registrados sobretudo no Rio Grande do Sul, como as enchentes entre o encerramento de abril e início de maio e a confirmação, em meados de julho, de um foco da doença de Newcastle em uma granja comercial de frangos localizada no município de Anta Gorda (RS), na região do Vale do Taquari – vale lembrar que, após 90 dias, no final de outubro, a Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa) reconheceu o fim da doença.
Do lado da oferta, dados do IBGE mostram que, de janeiro a setembro, 10,2 milhões de toneladas de carne de frango foram produzidas no Brasil, com pequena alta de 1,5% frente ao mesmo período de 2023. Do lado da demanda, no mercado doméstico, depois de perder a competitividade frente à carne bovina em 2023, o frango voltou a ganhar espaço em 2024, sobretudo na segunda metade do ano.
Front Externo
Quando considerados os dados da Secex até a parcial de dezembro, os embarques brasileiros de carne de frango de 2024 já superaram as 5,15 milhões de toneladas registradas em 2023, renovando, portanto, mais um recorde.
Fonte: Cepea
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Aumento de recuperações judiciais tem sido associado a um uso ‘predatório’ do instrumento
Mesmo com produção e exportações em alta, o agronegócio registra aumento expressivo nas solicitações de recuperações judiciais — especialistas apontam crise de liquidez, má gestão financeira e uso “predatório” do instrumento como causas
Congresso reage à decisão do STF sobre caça de javalis e quer garantir autonomia dos estados
Frente Parlamentar da Agropecuária articula urgência na votação do PL 4253/2025, que descentraliza o manejo da espécie invasora – como os javalis – e tenta evitar riscos sanitários e prejuízos ao agronegócio
Novilhos ganham espaço e abate de machos atinge recorde histórico em Mato Grosso
Mesmo com queda de 0,67% no total de abates de bovinos, os machos avançam, com destaque para os novilhos, e atingem o maior volume desde outubro de 2024; fêmeas perdem participação e sinalizam início de retenção de matrizes
Continue Reading Novilhos ganham espaço e abate de machos atinge recorde histórico em Mato Grosso
Renegociação de dívidas pelo Desenrola Rural alcança R$ 11,971 bilhões
A cifra inclui renegociações realizadas de 24 de fevereiro, início do programa, a 24 de setembro. Ao todo, 282.264 produtores renegociaram débitos.
Continue Reading Renegociação de dívidas pelo Desenrola Rural alcança R$ 11,971 bilhões
Inmet revela cenário de extremos, com previsão de La Niña e impacto direto nas lavouras
Boletim Agroclimatológico do Inmet revela cenário de extremos, com previsão de La Niña e impacto direto nas lavouras e pastagens entre outubro e dezembro
‘Falsa couve’: o que se sabe sobre a família intoxicada em MG
A intoxicação foi registrada após almoço em família no dia 8 de outubro, em Patrocínio, no Alto Paranaíba. A principal linha de investigação aponta para consumo da Nicotiana glauca, uma planta tóxica confundida com couve.
Continue Reading ‘Falsa couve’: o que se sabe sobre a família intoxicada em MG