Frente fria vinda da Argentina derruba temperaturas em 9 estados brasileiros

Segundo dados da Climatempo, essa incursão polar terá força suficiente para manter os termômetros em mínimas e máximas mais baixas por vários dias consecutivos

A partir desta sexta-feira (8), uma massa de ar polar que avança da Argentina deve provocar uma intensa queda de temperatura em boa parte do Brasil. A previsão indica que o frio será persistente e poderá se estender até a próxima quarta-feira (13), afetando principalmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de áreas pontuais do Norte.

O primeiro impacto será sentido nas madrugadas do Rio Grande do Sul, com a massa de ar gelado se espalhando ao longo do dia para Santa Catarina e Paraná. No decorrer do fim de semana, o resfriamento avança para São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e extremo sul de Goiás.

Segundo dados da Climatempo, essa incursão polar terá força suficiente para manter os termômetros em mínimas e máximas mais baixas por vários dias consecutivos. Em áreas com destaque no mapa de anomalia térmica, as temperaturas podem ficar até 5 °C abaixo da média histórica, ou seja, onde normalmente se registra 10 °C, pode haver registros de 5 °C ou menos.

Além do frio prolongado, há risco de chuva congelada nas áreas de maior altitude da Região Sul. A condição pode ocorrer durante a madrugada e a manhã de sábado (9) em pontos como a Serra Catarinense e os Campos de Cima da Serra, incluindo Cambará do Sul e São José dos Ausentes.

A geada também é uma possibilidade concreta. O fenômeno pode ocorrer em grande parte do Sul, no Mato Grosso do Sul e em municípios do interior paulista, como Botucatu, Piracicaba, Tatuí, Boituva e Serra Negra. Áreas do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira e o extremo sul mineiro também estão no radar.

Com informações do Climatempo adaptado pelo Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM