Frio intenso e risco de geada atingem três regiões do país: veja a previsão para hoje

Os termômetros devem despencar nos próximos dias no Sul do Brasil, com possibilidade de geada em diversas áreas

No Rio Grande do Sul, as regiões centro-sul, campanha, sudoeste, serra e áreas próximas à fronteira com o Uruguai estão entre as mais suscetíveis ao fenômeno.

Em Santa Catarina, o frio deve se concentrar no planalto sul, parte do meio-oeste e no planalto norte. Já no Paraná, o sul do estado, especialmente as áreas próximas à divisa com Santa Catarina, é onde o frio mais se intensifica. As temperaturas mais baixas ocorrem nas primeiras horas da manhã e também à noite, exigindo atenção redobrada dos produtores.

Região Sudeste

A frente fria que recentemente avançou pela costa sul do país agora atua sobre o Espírito Santo, contribuindo para a formação de instabilidades também no Rio de Janeiro e no leste de Minas Gerais. Em São Paulo, há chance de pancadas de chuva no litoral, mas o destaque da semana é o frio generalizado, que atinge todas as áreas do estado. As mínimas podem chegar a valores muito baixos, especialmente nas madrugadas.

Região Centro-Oeste

O tempo se mantém estável em grande parte do Centro-Oeste, com sol predominando entre algumas nuvens. A atuação de uma massa de ar frio deixa o clima mais ameno no Mato Grosso do Sul e em parte do Mato Grosso. Por outro lado, no norte de Goiás e no Distrito Federal, as tardes continuam quentes e secas, com índices de umidade que podem atingir níveis preocupantes.

Região Nordeste

A umidade transportada pelo oceano segue favorecendo o desenvolvimento de nuvens carregadas em áreas da faixa leste. Pancadas de chuva devem ocorrer, com destaque para os trechos entre o litoral de Alagoas e o Rio Grande do Norte, onde há risco de temporais localizados. Também há previsão de chuva fraca no litoral do Maranhão e do Ceará. No interior do Nordeste, o tempo será firme, com muito calor e baixa umidade nas horas centrais do dia.

Região Norte

As instabilidades ganham força na região, provocando chuvas intensas e temporais em estados como Amazonas, Roraima e Amapá. No Acre, o tempo fechado atinge apenas a parte oeste, enquanto o Pará deve registrar chuva no litoral e no norte. Tocantins e Rondônia permanecem com tempo seco e firme.

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM