Frio pode reduzir produção de leite por menor consumo de água

Cuidados com ambiente seco, nutrição adequada e até uso de mantas térmicas são recomendados por técnica da Gadolando.

Infecções respiratórias, como a pneumonia, estão entre os problemas que podem afetar o gado leiteiro no inverno. Para evitar doenças e garantir a produtividade, produtores devem estar atentos aos sinais clínicos e adotar cuidados específicos. Sintomas como tosse e cansaço são indicativos de que algo não vai bem com os animais, e precisam ser investigados.

A inspetora técnica da Associação de Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marieli Garcia Madeira de Lima, reforça que o excesso de secreção nasal é outro sinal importante. Além disso, os cascos devem ser monitorados, pois alterações nessa região podem levar a inflamações ou infecções. “Para evitar esse tipo de situação, o ideal é manter o local onde ficam os animais sempre bem ventilado, limpo e seco, assim como prevenir o acúmulo de fezes e urina no chão. Também manter o local da ordenha higienizado para não ter problemas como infecções nos tetos, como mastite”, orienta.

Tarifa dos EUA impacto limitado, mas frigoríficos usam o tema para pressionar o preço do boi no Brasil

Marieli alerta ainda para o estresse térmico, que também pode ocorrer no frio. Nessa condição, os animais precisam produzir mais calor, exigindo maior esforço do organismo. Por isso, é essencial uma dieta balanceada, com foco em energia, proteínas e minerais que ajudem a manter a saúde e a imunidade em dia. Além disso, a técnica da Gadolando lembra da importância de manter o calendário vacinal atualizado e da presença de assistência técnica e veterinária nas propriedades.

A hidratação é outro ponto crítico nos dias frios. Segundo Marieli, é comum a redução do consumo de água, tanto pelo resfriamento excessivo quanto pelo risco de congelamento em algumas regiões. Essa queda na ingestão hídrica impacta diretamente na produção de leite. “O ideal seria manter os bebedouros abrigados, ou tentar manter a água levemente aquecida para não diminuir esta ingestão”, recomenda. Ela acrescenta que manter cochos sempre limpos, camas secas e pisos seguros também ajudam a prevenir acidentes e manter o bem-estar animal.

Vacas prenhas e bezerros exigem atenção redobrada nesta época do ano. Além de garantir um ambiente seco para descanso, a técnica recomenda o uso de mantas térmicas ou roupas apropriadas. Marieli finaliza lembrando que proteger os animais, de modo geral, das correntes de vento, da chuva e da geada, assegurando conforto térmico, contribui para manter a saúde em dia durante o inverno.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM