Genômica aplicada ao melhoramento do gado leiteiro

Genômica aplicada ao melhoramento do gado leiteiro

PARTILHAR
vacas-leiteiras-pastando
Foto: Cows grazing (Jen Muranetz)
Empresa que trabalha com seleção genômica lança plataforma para ajudar produtor a selecionar os melhores animais, a genotipagem das novilhas é feito para saber qual é o potencial genético de cada animal mais cedo possível, mesmo antes delas entrarem em produção.

Com esse processo é fácil traçar um planejamento genético para a propriedade e qual será o protocolo de utilização que acelerará o ganho genético do rebanho, diminuindo o intervalo de gerações do modelo atual – disse Rafael Ribeiro da Neogen.

Programa Igenity Leite – DASHBOARD

O Igenity dashboard é uma plataforma de entrega e apresentação dos resultados que tem por finalidade tornar os resultados da avaliação genômica fáceis de se interpretar e aplicar no dia a dia da fazenda.

neogen-selecao-genomica
Foto: Milk Show

Alimentado por uma base de dados que é automaticamente atualizada a cada avaliação oficial do CDCB-USDA o Dashboard sempre apresentará os resultados dos seus animais atualizados e na mesma base de forma automática, poupando tempo e potencializando decisões de seleção.

Na página de entrada é possível ter acesso as médias do rebanho em comparação com todos os rebanhos que utilizam Igenity, podendo alterar entre somente animais Ativos no rebanho e/ou Inativos, o que nos da uma fácil visualização da assertividade da seleção.

Os resultados do rebanho estão reunidos em uma planilha dinâmica e podem facilmente ser ordenados e filtrados para análise, bem como o Dashboard permite a criação de um índice de seleção exclusivo que leva em consideração os objetivos de seleção da propriedade.

A ferramenta permite gerar gráficos de distribuição do rebanho em comparação com a média para raça, o que nos permite calibrar o rebanho para as características chave, sabendo a atual distribuição e qual peso de seleção devemos colocar para determinada característica.

Depois do trabalho realizado o gráfico de distribuição nos permite analisar ao longo do tempo se nosso trabalho está sendo efetivo e a pressão de seleção vem gerando resultados práticos no potencial genético do rebanho.

Evento sobre Reprodução e Genômica em Campo Grande
Foto: Divulgação

PARTILHAR