
Esse conjunto de operações resulta em um total de 25 plantas habilitadas da gigante da carne bovina para atender o mercado norte-americano, com uma capacidade diária de abate que ultrapassa 32 mil cabeças de gado.
A Minerva S.A., uma das líderes na exportação de carne bovina na América do Sul, anunciou um marco importante em sua trajetória. A unidade da companhia localizada em Rolim de Moura, Rondônia, foi oficialmente habilitada para exportar carne in natura para os Estados Unidos. Este avanço foi possível após uma rigorosa auditoria realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que garantiu que a planta atende aos requisitos estabelecidos pelo Food Safety and Inspection Service (FSIS), órgão responsável pela segurança alimentar nos EUA.
Com essa habilitação, a Minerva agora soma 14 unidades no Brasil aptas a exportar para os Estados Unidos. A companhia também opera com outras 11 plantas distribuídas pela América do Sul: 4 no Uruguai, 4 no Paraguai e 3 na Argentina. Esse conjunto de operações resulta em um total de 25 plantas habilitadas a atender o mercado norte-americano, com uma capacidade diária de abate que ultrapassa 32 mil cabeças de gado.
Oportunidades no mercado dos EUA
Os Estados Unidos, com uma população de aproximadamente 340 milhões de habitantes, são o segundo maior importador de carne bovina do mundo e um consumidor significativo de cortes premium. Segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), o país deve importar cerca de 2.007 mil toneladas de carne bovina em 2025, evidenciando a crescente demanda por esse tipo de produto.
Essa dinâmica é impulsionada pela restrição na produção interna de carne bovina nos EUA, que enfrenta desafios relacionados à oferta. Tal cenário representa uma oportunidade estratégica para empresas exportadoras sul-americanas, como a Minerva, que se posiciona para atender a essa demanda crescente com produtos de alta qualidade.
Impacto para a Minerva e para o setor
A habilitação da unidade de Rolim de Moura reforça a estratégia da Minerva de consolidar sua liderança na exportação de carne bovina na América do Sul. Além disso, essa expansão no mercado norte-americano pode fortalecer a competitividade da empresa, aumentando sua participação em um dos mercados mais exigentes e rentáveis do mundo.
Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho, Diretor de Finanças e Relações com Investidores da Minerva, destacou em comunicado oficial a importância dessa conquista e reafirmou o compromisso da companhia em manter seus acionistas e o mercado informados sobre o progresso desse e de outros assuntos relevantes.
Diante dos fatos, a habilitação da unidade de Rolim de Moura é mais um passo significativo para a Minerva S.A., que segue ampliando sua presença global e aproveitando as oportunidades oferecidas por mercados de alta demanda como os Estados Unidos. Esse movimento não apenas consolida sua posição no setor, mas também exemplifica a capacidade da indústria brasileira de atender aos padrões internacionais mais exigentes, abrindo caminhos para um futuro promissor na exportação de carne bovina.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Cooperação com o México reforça áreas estratégicas da pesquisa agropecuária
O objetivo é reforçar o interesse em novas parcerias e o intercâmbio de conhecimento e ampliar o alcance da visibilidade da pesquisa brasileira.
Continue Reading Cooperação com o México reforça áreas estratégicas da pesquisa agropecuária
PAM 2024: Com queda nos preços e na safra de grãos, valor da produção agrícola cai pelo segundo ano seguido
Soja e milho, que representam quase 88,7% da produção de grãos, foram os cultivos mais afetados pelas adversidades climáticas e queda de preços.
Cercas inteligentes aumentam produtividade do gado leiteiro
Estruturas bem planejadas organizam a rotatividade de animais, preservam a forragem e asseguram melhor aproveitamento das áreas de alimentação
Continue Reading Cercas inteligentes aumentam produtividade do gado leiteiro
Colheita da 2ª safra de milho atinge 98% da área no PR, diz Deral
Segundo Deral, o plantio da safra de verão de milho 2025/26 avança em ritmo acelerado nas regiões que receberam chuvas recentes.
Continue Reading Colheita da 2ª safra de milho atinge 98% da área no PR, diz Deral
Cajueiro-anão resiste à estiagem e mantém alta produção no Semiárido nordestino
Resistente à escassez hídrica e ao ataque de doenças e pragas, como a mosca-branca, ele comprovou a sua viabilidade durante a seca que destruiu várias culturas no Nordeste entre 2012 e 2017.
Continue Reading Cajueiro-anão resiste à estiagem e mantém alta produção no Semiárido nordestino
Estimativa de agosto aponta alta de 16,6% e safra recorde de 341,2 milhões de toneladas em 2025
Trata-se de um valor 16,6% ou 48,5 milhões de toneladas maior do que a safra obtida em 2024 (292,7 milhões de toneladas).