Goiás bate recorde em produção e produtividade de soja na safra 2024/25

O Estado de Goiás alcança produção histórica de 20,4 milhões de toneladas e registra a maior produtividade do Brasil.

A produção de soja em Goiás atingiu um patamar inédito na safra 2024/2025, com o melhor resultado já registrado pelo estado. Segundo dados do 11º Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é que Goiás produziu um recorde de 20,4 milhões de toneladas de soja, um crescimento de 21,4% em relação ao ciclo anterior.

Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), esse avanço é resultado da combinação entre expansão da área plantada e, principalmente, do salto na produtividade média.

Manejo nutricional na reta final da safra garante peso e qualidade dos grãos, apontam especialistas

A área cultivada com a oleaginosa passou para 4,9 milhões de hectares, uma alta de 2,5% em comparação ao ciclo 2023/24. Já a produtividade subiu 18,4%, alcançando a marca histórica de 4,1 toneladas por hectare.

Com este desempenho, Goiás se consolida como o líder nacional em produtividade e o terceiro maior produtor de soja do país. “Esse resultado histórico reforça o trabalho conjunto entre produtores, pesquisadores, técnicos e políticas públicas eficientes. Com o apoio do Governo de Goiás, os produtores rurais seguem garantindo a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade no campo”, destaca o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende.

Fonte: Seapa

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM