
O texto aprova a prática da vaquejada nas modalidades amadora e profissional, mas garante punição para casos de maus-tratos dos animais.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sancionou nesta semana a lei que regulamenta a vaquejada como prática desportiva no estado. A lei prevê, no artigo 2º, que a vaquejada é “todo e qualquer evento de natureza competitiva, seja profissional ou amador, no qual uma dupla de vaqueiro a cavalo persegue animal bovino, objetivando dominá-lo”.
O projeto original foi apresentado pelo deputado estadual Henrique Arantes e aprovado, em março deste ano, na Assembleia Legislativa de Goiás.
Ainda de acordo com a lei, a vaquejada poderá ser organizada nas modalidades amadora e profissional, mediante inscrição dos vaqueiros em torneio patrocinado por entidade pública ou privada, e fica obrigado aos organizadores adotar medidas de proteção à saúde e à integridade física do público, dos vaqueiros e dos animais.
- Caruaru se prepara para um marco no Quarto de Milha, o Leilão Inevitável XJGC & Amigos
- IA no mundo equestre: tecnologia otimiza desempenho e garante bem-estar
- Final do Freio do Proprietário em Esteio terá recorde no número de participantes
- Cavalo Crioulo movimenta mais de R$ 3 bilhões e mostra por que é símbolo do Rio Grande do Sul
- Conheça as melhores selas para cavalo e saiba qual é a ideal para você e seu animal
Foi instituído também que o vaqueiro que, por motivo injustificado, se exceder no trato com o animal, ferindo-o ou maltratando-o de forma intencional, deverá ser penalizado, nos termos da Lei de Crimes Ambientais, culminando com a exclusão da prova e multa.
Fonte: Canal Rural