
A mistura de biodiesel no diesel passará de 12% para 14% (mistura B14) a partir de março de 2024 e para 15% (B15) em 2025, informou o Governo Federal nesta última terça-feira, 19.
O governo federal decidiu nesta terça-feira (19) antecipar o aumento da mistura obrigatória de biodiesel no diesel vendido no Brasil. A mistura passará de 12% para 14% (mistura B14) a partir de março de 2024 e para 15% (B15) em 2025.
A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão responsável por assessorar na formulação de políticas e diretrizes de energia. O encontro do grupo, presidido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Até então, o calendário previa que o teor fosse elevado para 13% (mistura B13) em abril de 2024, para 14% (mistura B14) em abril de 2025 e para 15% (mistura B15) em abril de 2026.
As datas haviam sido fixadas em março deste ano, quando foi aprovado o aumento para 12% da mistura.
A medida atende em parte pleito de segmentos que atuam no setor de agronegócio e do biodiesel, que vem defendendo a antecipação do cronograma junto ao governo nos últimos meses.
Já as distribuidoras de combustíveis são contra a antecipação.
O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) já havia manifestado “preocupação” com a antecipação desse calendário e ameaças de vedação à importação de biodiesel, hoje limitada a 20% do volume necessário ao cumprimento do mandato.
Importação de biodiesel suspensa
Além disso, o ministro disse que as importações de biodiesel seguem suspensas até que o grupo de trabalho criado no âmbito da pasta conclua os estudos dos impactos da importação aprovada e regulamentada em novembro do ano passado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
“Fica suspensa a importação deliberada pela ANP, até que um grupo de trabalho decida se essa é ou não a melhor estratégia nacional”, disse.
Fonte: Estadão Conteúdo
Consórcio de máquinas agrícolas ultrapassa caminhões e movimenta bilhões no país
Agritech acompanha avanço do setor e registra alta nas vendas via consórcio de máquinas agrícolas, reforçando protagonismo da agricultura familiar na modernização do campo
Continue Reading Consórcio de máquinas agrícolas ultrapassa caminhões e movimenta bilhões no país
Trump anuncia tarifa adicional de 100% à China, a partir de 1º de novembro
O republicano afirma que a nova alíquota norte-americana para a China será válida a partir de 1º de novembro, mas pode ser adiantada, “dependendo de quaisquer ações ou mudanças futuras tomadas pela China”.
Continue Reading Trump anuncia tarifa adicional de 100% à China, a partir de 1º de novembro
Fazendeiro planeja criar “universidade do búfalo” na Ilha de Marajó
O búfalo é o principal símbolo do Marajó, que tem o maior rebanho do país: estimativas variam entre 650 mil e 800 mil animais. A centralidade do animal fez a família proprietária da Fazenda e Empório Mironga planejar a criação de uma “universidade do búfalo”
Continue Reading Fazendeiro planeja criar “universidade do búfalo” na Ilha de Marajó
Conheça a trajetória do raro gado Andaluz Preto, da tração a produção de carne
Uma herança do campo espanhol, o Andaluz Preto mantém sua rusticidade e valor cultural mesmo sob ameaça de extinção na Andaluzia.
Continue Reading Conheça a trajetória do raro gado Andaluz Preto, da tração a produção de carne
Sistema FAESC/SENAR abre inscrições para Cursos Técnicos gratuitos em 2026
Candidatos que sejam produtores rurais, familiares ou colaboradores de produtores rurais têm prioridade na seleção e devem apresentar documentos que comprovem a atividade rural.
Continue Reading Sistema FAESC/SENAR abre inscrições para Cursos Técnicos gratuitos em 2026
Manejo pós-colheita garante nutrição e recuperação do canavial para próxima safra
Especialistas destacam que práticas de adubação, uso de biológicos e manejo do solo fortalecem a soqueira e prolongam a longevidade dos canaviais
Continue Reading Manejo pós-colheita garante nutrição e recuperação do canavial para próxima safra